Ministério da Agricultura fecha fábrica e determina recolhimento dos petiscos da marca Bassar

0
231

Após morte de mais de 50 cães, Ministério da Agricultura toma providências; animais foram intoxicados depois de ingerir petiscos fabricados pela fábrica; veja os produtos e os lotes suspeitos de contaminação

 Até este momento já há relatos das mortes de pelo menos 54 cães em onze estados do Brasil e no Distrito Federal, após as primeiras denúncias terem sido feitas em Minas Gerais.

Os animais sofreram intoxicação depois de ingerir os petiscos fabricados da Bassar Indústria e Comércio Ltda, que tem sede em Guarulhos, São Paulo. Os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). 

Na última sexta-feira, 02/09, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou a interdição da fábrica da Bassar e o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa, “em razão da suspeita fundamentada de ocorrência de produtos contaminados”. 

Após análises iniciais e de acordo com o mais recente comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura, acredita-se que a a matéria-prima propilenoglicol* tenha sido contaminada com monoetilenoglicol, adquirido da companhia Tecno Clean Industrial LTDA. (Nota: *O propilenoglicol é um composto orgânico (álcool diol), que em geral possui característica líquida-oleosa, sem sabor, inodoro e incolor, utilizado como solvente para corantes alimentícios e flavorizantes e também na fabricação de produtos nas indústrias cosmética, dermatológica e de higiene pessoal.)

Por esta razão, o ministério alertou para que todas as empresas do setor de alimentação animal suspendam imediatamente o uso em suas linhas de produção desses lotes da substância, caso tenham sido comprados da Tecno Clean Industrial, e os retirem do mercado.

A orientação do Mapa é que os donos/tutores de cães que suspeitem que seus animais foram intoxicados entrem em contato com a Ouvidoria do Ministério para denunciar. Devem ser informados os números dos lotes e data de fabricação dos produtos.

Já os veterinários ressaltam que no surgimento dos primeiros sintomas de intoxicação é crucial que o animal seja levado para uma clínica. Muitas vezes ele apresenta uma pequena melhora entre 24h e 48h após a ingestão do produto contaminado, mas em seguida pode piorar e os danos em órgãos como o pâncreas, por exemplo, podem ser irreversíveis e provocar até a morte, como foi o caso, infelizmente, de dezenas deles.

Os sintomas a serem observados são: desconforto abdominal, cansaço repentino, diarreia, vômito e convulsões.

FÁBRICA SE PRONUNCIA

Em seu site, a Bassar divulgou a nota abaixo:

A Bassar Pet Food informa que interrompeu a produção de sua fábrica desde semana passada até que sejam totalmente esclarecidas as suspeitas de contaminação de pets envolvendo lotes de seus produtos. A empresa também contratou uma empresa de perícia para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e maquinários em sua fábrica, e de todas as  matérias primas que compõem o produto final.

De modo preventivo, a companhia está retendo em todo território nacional todos os produtos produzidos em sua planta fabril até que os laudos sejam apresentados.

A Bassar esclarece que ainda não teve acesso ao laudo produzido pela Polícia Civil de Minas Gerais, mas está colaborando totalmente com as autoridades desde o início dos relatos sobre os casos. A companhia está colaborando com as investigações e todas as autoridades para elucidação do caso. A empresa enviou amostras de seus produtos e matérias primas para institutos de referência nacional para atestar a segurança e conformidade dos produtos sob investigação.

Além disso, acionou todos os seus fornecedores para que façam o rastreamento dos insumos utilizados para averiguarem a possibilidade de algum tipo de contaminação.

A empresa está solidária com todos os tutores de pets – nossos consumidores e razão de nossa empresa existir. Somos os maiores interessados no esclarecimento do caso. Por isso, a empresa vem tomando todas as providências para investigação dos fatos. Os consumidores podem tirar dúvidas pelo e-mail sac@bassarpetfood.com.br”.

 

*O propilenoglicol é um composto orgânico (álcool diol), que em geral possui característica líquida-oleosa, sem sabor, inodoro e incolor, utilizado como solvente para corantes alimentícios e flavorizantes e também na fabricação de produtos nas indústrias cosmética, dermatológica e de higiene pessoal.

 

(Fonte: conexaoplaneta.com.br – Suzana Camargo – Atualizado em 11/0/2022)

Foto: reprodução site Bassar