
Adepto do ciclismo, o vereador Castor de Andrade (PDT) requereu ao Executivo, através de indicações legislativas, a implantação de pelo menos três ciclovias no município. Veja quais
O vereador Castor de Andrade indicou ao prefeito Welington Formiga a implantação de pelo menos três ciclovias no município.
Segundo o vereador, Cotia tem espaços suficientes para a implantação de tais dispositivos urbanos, hoje corriqueiros em qualquer cidade – menos Cotia, que não conta com nenhum.
Castor é ciclista inveterado e sente a falta de tais equipamentos em Cotia, tanto para lazer com para uso comum de ida-vinda ao trabalho, escola e passeios.
“Cada indicação refere-se a um trecho específico do município, sendo totalmente viável a implantação. Trata-se de mobilidade urbana, a que infelizmente o Executivo sempre deu pouca atenção no município, apesar de já haver requerido em gestões anteriores. A ciclovia, hoje, é uma necessidade, porque, além de favorecer a saúde do ciclista, também o leva ao trabalho, ao lazer, às escolas, ao comércio e a passeios fantásticos. Esperamos que o Secretário de Transportes e Mobilidade e o prefeito fiquem sensibilizados e implante esses equipamentos, de pouco custo e muita serventia”.
Castor quer ciclovias, a princípio, em três trechos do município:
CEMUCAM – PARQUE TERESA MAIA
O pedido foi feito pela Indicação 459/2025 e é justificado pelo fato de tanto o CEMUCAM quanto o Parque Teresa Maia serem parques muito frequentados, principalmente aos finais de semana.
O CEMUCAM é uma floresta urbana que Cotia tem o privilégio de abrigar e o Parque Teresa Maia é objeto de carinho constante de seus utilizadores. Por outro lado, hoje já é possível observar-se um fluxo constante de ciclistas que trafegam entre a Raposo Tavares e o CEMUCAM, sem qualquer proteção ou salvaguarda.
O vereador pede que, além da implantação das ciclovias, também as calçadas que ligam o trecho sejam conservadas, possibilitando o seu uso por corredores e caminhantes, que também são muitos.
ESTRADA DE CAUCAIA, DO KM. 39 À PRAÇA DOS ROMEIROS
Pela indicação 517/2025, Castor reiterou a Indicação 35/2022, para implantação de ciclofaixa ou ciclovia desde o início na Avenida Prefeito Ivo Mario Isaac Pires (antiga Estrada de Caucaia), do km. 39 (entroncamento com a Raposo Tavares) até a Praça dos Romeiros, no Centro de Caucaia do Alto.
Segundo o vereador explicou, a ciclovia servirá tanto para lazer como, principalmente, para a locomoção de trabalhadores e estudantes, assegurando-se todavia plena segurança para os usuários, inclusive com dispositivos chamados “olhos de gato” ou tartarugas para separar a ciclofaixa da rodovia propriamente dita, onde trafegam os veículos.
PRAÇA DO JARDIM SABIÁ À AV. PROFESSOR MANUEL JOSÉ PEDROSO
A Indicação 518/2025 reitera a Indicação 24/2022, para implantação de ciclofaixa ou ciclovia, com início na Avenida Professor Manuel José Pedroso, em frente ao número 79, no Parque Bahia, até a Praça do Jardim Sabiá (rua Pinhal), até o número 11.
A justificativa do vereador também é a mesma, com os usuários utilizando-se das ciclofaixas ou ciclovias para lazer, trabalho e locomoção interbairros.
Castor afirmou ainda que todos os locais devem ser devidamente sinalizados e contar com a fiscalização dos Agentes de Trânsito, sugerindo ainda que, no início da entrada em operação dos equipamentos, haja orientadores no início e no final dos trechos, para conscientizar os ciclistas sobre a importância do equipamento e da atenção que devem manter a todo instante.
As indicações foram remetidas ao Prefeito e ao Secretário de Transportes e Mobilidade, a quem caberá a decisão de implantar ou não os equipamentos solicitados pelo vereador.
PREFEITURA PROGRAMA ‘OPERAÇÃO CATA-TRECO CONTRA A DENGUE’ ÀS QUARTAS-FEIRA
25 de abril de 2025
More News
-
INVERNO DEVERÁ SOFRER INFLUÊNCIA DO “LA NIÑA”
22 de junho de 2022 -
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 15ª EDIÇÃO DO ‘VIAGEM LITERÁRIA’
22 de junho de 2023 -
ESTUDANTES DE ESCOLAS PRIVADAS AGORA TÊM ACESSO AO PROUNI
30 de maio de 2022