Mudança de sentido de tráfego na rua Israel, impedindo o acesso à para quem está na Avenida Prof. Manuel José Pedroso, gerou controvérsias e protestos nas redes sociais: SETRAM esclareceu, a pedido do cotiatododia, os motivos da mudança e enviou estudos feitos. Leia na matéria
Há algumas semanas, as redes sociais vêm mostrando protestos de motoristas que trafegam pela avenida Manuel José Pedroso, vindo da direção do Forum e que chegavam aos muitos bairros existentes ao longo da avenida Antonio Mathias de Camargo pela rua Israel. Motivo dos protestos: o SETRAM de Cotia inverteu a mão de direção.
Desta forma, para acessar os bairros, os motoristas têm agora que ir até a passarela do cemitério velho, converter à esquerda, à esquerda novamente na avenida Prof. José Barreto, utilizar a conversão à esquerda existente em frente à Casa Yano (com semáforo) e converter novamente à direita para a Antonio Mathias (com semáforo).
O Cotiatododia solicitou à Secretaria de Comunicação da Prefeitura esclarecimentos sobre a mudança e ontem, 13 de outubro, recebeu cópia do estudo feito para que fossem feitas as alterações.
A íntegra do documento você pode acessar nesta matéria.
MOTIVOS
O relatório, assinado pelo agente de trânsito Manuelito Soares de Matos, informa que os estudos foram realizados no período letivo entre abril e junho de 2022; segundo afirma, “observou-se que em determinados horários havia grande concentração de veículos e principalmente de pedestres (estudantes) no entroncamento da Av. Nossa Senhora de Fátima com a Rua Israel, fato que aumentava o risco de acidente e atropelamento no local.”
“Outro fator preponderante diagnosticado no local; foi que há uma certa confusão causada pela rotatória que existente no local com dimensões diminuta, fato que prejudica e consequentemente trava a circulação do trânsito, pois muitas das vezes o condutor tem que fazer manobras com seu veículo para seguir no seu destino.”
“Foi observado também que nos períodos:
Das 06:30hs até as 8:30hs, o trânsito na Av. Antônio Mathias de Camargo e na Rua Israel é intenso e o reflexo (fila de carros) chegam muitas das vezes, no caso da Rua Israel na Av. Brasil e na Av. Antônio Mathias de Camargo na região da av. Lyons;
No período das 11:00hs as 13:30hs, devido a concentração de estudantes e pedestres entre a Av. Nossa Senhora de Fatima, Av Prof. Manoel J. Pedroso e a Rua Israel, forma um grande congestionamento de veículos nas 03 vias e o risco de atropelamentos aumenta substancialmente principalmente nas travessias de pedestres;
No período das 18:00hs as 19:00hs, há grande congestionamento nas 03 (três) vias, causado por excesso de veículos e pedestres, inclusive estudante que ficam no aguardo para adentrarem a escola.
Diante das situações, esclarece o estudo, aventaram-se três possibilidades:
- MÃO DUPLA NA RUA ISRAEL – a proposta foi considerada inviável, devido ao acúmulo de veículos na Av. Prof.Manuel José Pedroso e morosidade na avenida N. Senhora de Fátima, causando reflexos de lentidão na Avenida Antonio Mathisad de Camargo;
- RUA ISRAEL –MÃO ÚNICA SENTIDO BAIRRO (como era antes) – a proposta foi considerada também inviável, porque embora o fluxo de veículos flua bem na Avenida Professor Manuel José Pedroso das 06:00 às 17:0 horas e após as 20:00 horas, nesse intervalo (das 17h até 20h) há acúmulo de veículos que ficam à esquerda, aguardando para fazer o cruzamento para a rua Israel, ocasionando congestionamento na via, trazendo insegurança para os pedestres que fazem a travessia na faixa na rua Israel. O agente levou em conta ainda o trânsito intenso na Avenida Nossa Senhora de Fátima e seu entorno, principalmente na Avenida Antonio Mathias de Camargo e o fato de que, havendo transtorno na Antonio Mathias, não haveria opções ou alternativas para desvio de veículos, já que a rua Israel não poderia ser utilizada, por ser então mão contrária.
- RUA ISRAEL – MÃO ÚNICA SENTIDO CENTRO – essa alternativa foi a aprovada, porque, segundo o rfelatório, o fluxo de veículo tem bom fluxo, menos no período das 18h às 19h, quando há um acúmulo de veículos de 120 metros na Av,. Prof. Manuel José Pedroso. Mas, segundo o relatório, há maior segurança para os pedestres que usam a faixa na esquina da rua Israel/N.S. de Fátima. O agente considerou ainda satisfatório o trânsito no entorno da Praça Joaquim Nunes, Av. Antônio Mathias de Camargo e Rua Guido Fecchio.
Prossegue o relatório, justificando a escolha:
“Com relação a Av. Antônio Mathias de Camargo, caso haja algum transtorno o
Departamento de Trânsito tern condiçöes de desvio do fluxo de veículos para rua Israel, pois a mesma possui a mão no sentido centro e de fácil acesso, funcionando como uma espécie de rotatória gigante.”
“Foi levado em consideração ainda que os condutores que tenham como destinos os bairros Jd. Sandra, Petrópolis, arco-iris, Leonor e outros, tern como alternativa Av. Brasil, Av. Antônio Mathias de Camargo, rua Said Moises Auada e rua Nicolau Espinosa Linares, neste caso apresenta condições favoráveis, pois, possuem declive acentuado, o que facilita a fluidez dos veículos.”
“Por estes motivos, considerando diversos fatores, como a concentração e circulação de veículos e pedestres, a logistìca, a geografia e características dos logradouros das imediações, esta proposta de mudanşa foi demonstrou ser a mais favorável, por apresentar condições mínimas de viabilidade no momento das análises.”
Leia o relatório do SETRAM aqui: relatorio setram rua israel
Com relação a Av. Antônio Mathias de Camargo, caso haja algum transtorno o
Departamento de Trânsito tern condiçöes de desvio do fluxo de veículos para rua Israel, pois a mesma possui a mão no sentido centro e de fácil acesso, funcionando como uma espécie de rotatória gigante.
Foi levado em consideração ainda que os condutores que tenham como destinos os bairros Jd. Sandra, Petrópolis, arco-iris, Leonor e outros, tern como alternativa Av. Brasil, Av. Antônio Mathias de Camargo, rua Said Moises Auada e rua Nicolau Espinosa Linares, neste caso apresenta condições favoráveis, pois, possuem declive acentuado, o que facilita a fluidez dos veículos.
Por estes motivos, considerando diversos fatores, como a concentração e circulação de veículos e pedestres, a logistìca, a geografia e características dos logradouros das imediações, esta proposta de mudanşa foi demonstrou ser a mais favorável, por apresentar condições mínimas de viabilidade no momento das análises.
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