MULTAS PODEM TER DESCONTO NA CIDADE DE SÃO PAULO

0
252

Descontos de até 40% podem ser concedidos pela Prefeitura de S. Paulo nas multas aplicadas a motoristas e pelos que trafegam pela cidade. Cidade aderiu ao SNE – Sistema de Notificação Eletrônica

 Os motoristas paulistanos – e aqueles que trafegam eventualmente pela cidade de São Paulo – já têm direito, desde o início deste mês, a pagar multas por infrações de trânsito cometidas nas ruas e avenidas locais com desconto de até 40%. Isso é possível por conta da recente adesão da prefeitura paulista ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Pelo SNE, os motoristas recebem as multas em seus dispositivos móveis e têm a opção de pagar de forma antecipada com desconto. 

Para usufruir do benefício, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal e aderir ao SNE por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na AppStore e no Google Play, ou pelo Portal de Serviços Senatran. Além disso, é necessário habilitar o veículo na CDT e reconhecer a infração cometida.

Após a habilitação no sistema, o proprietário e/ou condutor passará a receber todas as notificações eletronicamente, provenientes dos órgãos fiscalizadores que aderiram ao sistema. É possível obter também detalhes sobre cada multa, copiar o código de pagamento e até mesmo indicar o condutor responsável pelo ocorrido.

ESTADO DE SÃO PAULO TEM OUTRAS ADESÕES

Desde maio, todas as multas em rodovias estaduais paulistas já podiam ser recebidas por meio da tecnologia após a adesão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) paulista. Além da prefeitura da capital, também integram o sistema as prefeituras de Amparo, Campinas, Pindamonhangaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Pedregulho, Itararé, Vargem Grande do Sul, Taubaté e Araçatuba.

Até o momento, aderiram ao SNE aproximadamente mil órgãos de trânsito, incluindo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e prefeituras, bem como órgãos federais fiscalizadores – como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Motorista autuado em São Paulo pode pagar multa com 40% de desconto (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)