MUSEU DO IPIRANGA: EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DA INDEPENDÊNCIA EM CARTAZ ATÉ 26/3

0
328

Últimas semanas: com acervos inéditos, exposição Memórias da Independência fica em cartaz no Museu do Ipiranga até 26 de março

Quem ainda não viu, tem que correr: a mostra Memórias da Independência, que inaugurou a nova sala expositiva do Museu do Ipiranga, fica em cartaz por mais duas semanas, até o dia 26 de março. A visitação é livre, sem necessidade de ingresso ou agendamento prévio, e a exposição fica no mesmo andar da bilheteria, à direita (Piso Jardim).

 A mostra contempla cerca de 130 itens de 12 instituições, coleções particulares e do próprio Museu, relacionados à memória do processo de ruptura política entre Brasil e Portugal. São retratadas as celebrações de diversos eventos que contribuíram com a emancipação política do país, mostrando como a Independência do Brasil foi comemorada e lembrada ao longo de dois séculos.

A exposição discute ainda o protagonismo do grito do Ipiranga como marco absoluto da Independência e relembra diversos episódios, em vários pontos do território nacional, que contribuíram com a ruptura definitiva do Brasil com Portugal, como a Revolução Farroupilha e a Confederação do Equador. Com cerca de 900m², a nova sala expositiva é climatizada, permitindo o empréstimo de obras de outros acervos, como o carro com escultura da cabocla de 1846 utilizado no cortejo de 2 de julho, em Salvador (BA).

 A curadoria é de Paulo César Garcez Marins, Maria Aparecida de Menezes Borrego e Jorge Pimentel Cintra, todos pertencentes ao quadro docente do museu, e a curadoria adjunta é de Márcia Eckert Miranda, Carlos Lima Junior e Michelli Cristine Scapol Monteiro. A mostra se vale de esculturas, pinturas, fotografias, estudos arquitetônicos e pictóricos, objetos decorativos, selos, desenhos, cartões-postais, discos, cartazes de filmes e charges para ilustrar o imaginário acerca desta efeméride no Brasil, evidenciando as disputas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador pelo protagonismo destas narrativas.

SOBRE O MUSEU

O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. 

Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

SERVIÇO

 Memórias da Independência

25/1 até 26/3/2023, na Sala de Exposições Temporárias (Piso Jardim)

 Museu do Ipiranga

Terça a domingo, das 11h às 17h

Entrada gratuita — Não há necessidade de retirada de ingressos. A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada conforme a lotação do espaço, que será controlada mediante a distribuição de senhas.

Rua dos Patriotas, nº 20

Como chegar:

Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura — Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela — Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã — Pompéia), 476G-10 (Ibirapuera — Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã — metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior — Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo — São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°.

Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

Apoio: Sympla

(Assessoria de Comunicação do Museu/ Foto José Rosael)