Primeira iniciativa do gênero em Cotia, mutirão de advogados orientou os interessados da comunidade LGBTQIA+, para regularização de sua vida civil: mutirão teve consultas com advogados e especialistas e palestras de Thammy Miranda, Leo Aquila e Angela Maluf. A íntegra dos trabalhos está no Youtube; veja como acessar.
O mutirão programado pela Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, de Cotia realizou o mutirão programado para orientação jurídica da comunidade LGBTQIA+.
O evento se estendeu por praticamente o dia todo, sendo que das 9h às 13h houve atendimento especializado, tirando as dúvidas relativas a problemas enfrentados pela comunidade, principalmente na alteração de nome e gênero no registro civil, direito que lhes é assegurado (alteração do prenome e de sua classificação de gênero).
A iniciativa, da diretoria da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, teve sucesso, apesar de ter sido a primeira vez que se realiza um mutirão desse tipo em Cotia. As dificuldades da população transgênero são muitas; além do preconceito, há o desconhecimento das exigência para se efetive as mudanças no registro civil (que são muitas) e a falta de condições financeiras para arcar com todos os custos.
Daí a iniciativa do presidente Ricardo Rodrigues e da Diretoria da Subseção da OAB, em implantar o mutirão, que se realizou na data e horário programados.
O MUTIRÃO
Por ser a primeira vez que se realiza um evento do gênero, a iniciativa teve sucesso, até se levando em conta o natural constrangimento das pessoas interessadas, já que o preconceito ainda é um fato – e precisa ser combatido com iniciativas como essa. Pelo menos 20 pessoas foram tirar suas dúvidas com os plantonistas:
Dra. Alexandra Pericão presidente da Comissão de Direito de diversidade sexual e de gênero da OAB Cotia; Dr. Ricardo Rodrigues dos Santos, Presidente da Subseção da OAB de Cotia; Dr. Gustavo Renato Fiscarelli, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Cotia; Felipe Maronesim psicólogo clínico especialista em atendimento de adultos e casais; Carla Watanabe, titular do 28° Tabelião de Notas da capital, primeira engenheira a alterar o nome e gênero no Crea/Confea; Jenifer Bittencourt – ativista e palestrante nas causas LGBTQIA + e Dra. Silvia Cursino, presidente da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar.
Na parte da tarde, houve palestras, ministradas pelo vereador Thammy Miranda, de S. Paulo, Leo Aquilla, jornalista e assessora parlamentar e pela vice-prefeita de Cotia, Angela Maluf.
O Cotiatododia parabeniza a diretoria da OAB – Subseção de Cotia pela iniciativa, assim como seus assessores e os participantes que tornaram possível o evento, e espera que mais eventos desse tipo sejam realizados na cidade, já que se trata de um trabalho social de altíssima relevância.
Veja a íntegra das palestras no Youtube: https://youtu.be/_YmHZ9utnMY https://youtu.be/_YmHZ9utnMY
IPTU E OUTROS TRIBUTOS MUNICIPAIS AUMENTAM 4,42% EM 2025
22 de novembro de 2024ALGUMAS RUAS DA GRANJA SERÃO INTERDITADAS NO DOMINGO, 24/11
22 de novembro de 2024ELEIÇÕES DA OAB DE COTIA: VITÓRIA DA CHAPA 1, COM AMPLA MARGEM
22 de novembro de 2024
More News
-
Cotia abre inscrições para castração nos dias 27 e 28/01, no Pq. Turiguara
22 de janeiro de 2024 -
ESA: INSCRIÇÕES PARA CONCURSO ABERTAS: ACESSE AQUI O EDITAL
21 de março de 2023 -
ANVISA CANCELA REGISTRO DE MAIS DE 1,2 MIL POMADAS DE MODELAR CABELOS
3 de janeiro de 2024