NATAL PODE E DEVE SER SUSTENTÁVEL – VEJA COMO

0
205

Consumo em alta gera mais lixo; período entre Natal e Ano Novo é o que mais gera resíduos domiciliares no Brasil. É preciso conscientização para o destino correto dos entulhos, para ajudar a proteger o meio ambiente.

O Natal é uma celebração muita aguardada pelas famílias do mundo todo. 

Isso porque a data comemorativa traz uma magia especial, com muita fartura de comida, bebida e, claro, presentes. 

Mas já parou para pensar quanto lixo é descartado nessa época?

Segundo pesquisas, este ano a data deve levar cerca de 118 milhões de pessoas às compras, o que é uma ótima notícia para a economia, porém, para o meio ambiente, nem tanto. 

O alto consumo do período pode gerar também o maior aumento de lixo nas casas em todo o Brasil. Dentre os resíduos descartados, estão papelões, embalagens, embrulhos de presente, sacolas plásticas, garrafas e etc.

 

Para aqueles que buscam minimizar os impactos ambientais gerados, o primeiro passo é realizar o descarte correto dos resíduos.

Há diversas campanhas de conscientização sobre descarte seletivo, por isso, acredito que seja importante uma campanha de conscientização específica para as comemorações natalinas. Temos sempre que pensar em dar um fim apropriado ao que pode ser reciclado e também na composição do material e o fabricante do produto. Além disso, buscar priorizar empresas que tenham baixa emissão de carbono ou até neutralidade de emissão”, comenta Rafael Costa, diretor de operações Embalixo. A separação e reciclagem corretas são  grandes aliados quando o assunto é redução da poluição.

 

O carbono (CO2) é responsável por cerca de 60% do efeito estufa. 

Segundo o Observatório do Clima, a emissão de gases como este atingiu seu maior alta dos últimos 19 anos. 

Dessa forma, é mais que essencial a busca por meios que colaborarem para a diminuição de tais danos à natureza. “Atos mais sustentáveis são a chave para um futuro mais limpo e ecológico. O ideal é a priorização de empresas e produtos que realmente estejam alinhadas à sustentabilidade como causa”, aconselha Costa.

 

Hoje é possível até encontrar sacos para descartes de lixo zero plástico, assim é plausível também reduzir o uso do material ao realizar o descarte de resíduos,