NOVA SECRETÁRIA NACIONAL DE SAÚDE ANUNCIA VACINA ANUAL CONTRA COVID

0
279

Vacinação anual será para grupo de risco; ideia é aplicar os imunizantes contra COVID a partir de abril, nos mesmos grupos prioritários da vacina contra a gripe

A nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou ontem que o calendário anual para pessoas do grupo prioritário (idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde) incluirá a vacina anual contra a Covid-19.

Até agora, a vacina não fazia parte do calendário anual de vacinação.

A imunização deverá ocorrer junto com a imunização contra a gripe, prevendo-se que será a partir de abril. A princípio, será uma dose de reforço com a vacina ambivalente.

AUMENTO DE COBERTURA

De acordo com a secretária, o aumento de cobertura de todas as imunizações será prioridade da pasta, utilizando-se a comunicação para vencer a resistência da população.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a imunização infantil estava em queda e se agravou. 

Levantamento do Observatório de Saúde na Infância mostra que a vacina contra a poliomielite, por exemplo, foi aplicada em 74,84% da população-alvo em 2021, sendo que o percentual em 2018 era de 88,33%. Até novembro de 2022, ficou em 71,97%.

A estratégia do Ministério da Saúde é fazer parceria com outras pastas para conseguir atingir os índices necessários. Por exemplo, trabalhando em escolas e colocando a imunização novamente como um condicionante para receber recursos de programas sociais.

 

Ethel, primeira mulher a ocupar a Secretaria de Vigilância em Saúde