NOVA YORK NÃO VAI MAIS OFERECER TALHERES E SACHÊS PLÁSTICOS
Restaurantes e lanchonetes de Nova York ficarão proibidos e oferecer ou distribuir talheres plásticos e sachês de maionese e condimentos que no final vão parar no lixo. Proibição entra em vigor em agosto.
Quem já encomendou comida para ser entregue em casa, sabe bem o que é isso. Quando se abre o pacote estão lá uma coleção de talheres plástico e sachês de maioneses, ketchup e outros condimentos que, na maioria das vezes, acabam indo parar no lixo.
Afinal, se você está em casa, pra que descartáveis, certo? Pois em Nova York, restaurantes, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais do setor alimentício ficarão proibidos de oferecer ou distribuir esses itens a não ser que os clientes os peçam especificamente.
A lei que foi aprovada em janeiro e assinada pelo prefeito da cidade em fevereiro. Entrará em vigor daqui a dois meses, em agosto de 2023. A nova legislação inclui além de talheres e sachês, guardanapos e embalagens extras.
Com a medida, a expectativa é que haverá economia de dinheiro para as empresas desse segmento, assim como a produção de resíduos, que têm como destino aterros sanitários, são incinerados, ou pior ainda, descartados no meio ambiente.
Em todas essas opções, há enorme impacto na natureza, seja pela liberação de gases de efeito estufa ou no descarte de lixo, que polui solo, rios e oceanos e muitas vezes, mata a vida marinha.
Nova York tem uma população de 9 milhões de pessoas e gera uma quantidade absurda de lixo diariamente. Quem já visitou a cidade sabe bem disso. Há sacos e mais sacos de resíduos amontoados em calçadas esperando a coleta (daí a causa do problema da infestação de ratos que os novaiorquinos enfrentam).
Em 2019, a prefeitura da cidade americana já tinha proibido o uso e a venda de embalagens, pratos e copos de isopor. A reciclagem desse material não é economicamente viável e ambientalmente eficiente e por isso, eles foram banidos. A recomendação é que fossem substituídos por similares reutilizáveis ou recicláveis.
No mundo inteiro mais de 320 milhões de toneladas de plástico são consumidas todos os anos: 95% desses resíduos só foram utilizados uma única vez e apenas 14% desse montante é reciclado.
(Conexão Planeta – 19 de junho de 2023 – Suzana Camargo. Com informações dos sites do New York City Council e do Hunter College New York City Food Policy Center)