
Bancos já podem oferecer novo cartão consignado; cartão de benefício funciona como cartão de crédito, oferecendo saques, seguro de vida e auxílio funeral. Especialistas temem superendividamento por parte de aposentados e pensionistas.
O novo cartão de benefícios consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está sendo oferecido em alguns bancos do país. O novo cartão permitirá que aposentados e pensionistas comprometam até 45% do benefício com empréstimo consignado.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a partir do dia 19/9 a modalidade já estava sendo oferecida – e junta-se a outras já oferecidas anteriormente. Mas cada instituição financeira fará a sua própria oferta, dentro de sua própria avaliação.
A margem para o empréstimo consignado era de até 40%, desde agosto: 35% com empréstimo pessoal e mais 5% com cartão de crédito.
Desde agosto, no entanto, a Previdência autorizou mais 5% de endividamento, chegando agora a até 45% dos proventos recebidos. Alguns bancos já estão oferecendo o crédito: BMG, Master, PAN, Santander, Daycoval e Facta, segundo informou a Febraban.
Esse é o segundo aumento seguido na margem consignável do INSS, atingindo o patamar de 45% – e a medida vem sendo criticada por especialistas e órgãos de proteção ao consumidor, que entendem que é grande a possibilidade de elevar o endividamento da população idosa, que já é alto.
Especialistas aconselham o bom uso do dinheiro emprestado – pagar as dívidas mais urgentes e quitar as mais caras – e nunca usar o dinheiro para gastos do dia a dia. Afirmam ainda que “estão pensando nos bancos, não nos aposentados”. Outros, que será inevitável o comprometimento da renda dos aposentados e pensionistas, ainda mais.
CARTÃO DE BENEFÍCIO CONSIGNADO: COMO FUNCIONA
O cartão de benefício consignado funciona como um cartão de crédito, apesar de não ter crédito no nome.
É apenas mais uma forma de os segurados obterem dinheiro extra. Nele, não há cobrança de anuidade, há a disponibilidade de saque em dinheiro de até 70% do limite do cartão, além da oferta obrigatória de seguro de vida, auxílio e assistência funeral gratuitos, desconto em farmácias e até 40 dias para pagar a fatura.
Se a fatura exceder os 5% descontados da folha de pagamento e não for paga, a taxa é de 3,06% ao mês, obedecendo aos juros máximos definidos pelo INSS para o cartão de crédito consignado.
Segundo o INSS, ainda nesta semana, os segurados conseguirão consultar por meio do aplicativo ou site Meu INSS o valor da nova margem.
FEBRABAN MONITORA CRÉDITO
A Febraban realiza fiscalizações deste tipo de empréstimo nas instituições que as oferecem. Em julho, último dado disponível, o serviço de Autorregulação para o Consignado registrou 18 novas punições a correspondentes bancários por irregularidades na oferta do crédito.
O número ficou próximo de junho, quando 19 medidas administrativas foram aplicadas. Não houve, porém, nenhuma suspensão definitiva. Com isso, sobe para 977 o total de medidas administrativas aplicadas pela autorregulação desde o início das regras, em 2020.
Até o momento, 440 advertências e 497 suspensões temporárias foram aplicadas a correspondentes, sendo que 40 empresas foram suspensas de atuar em nome dos bancos em definitivo.
A autorregulação é um conjunto de regras voltadas à transparência, ao combate ao assédio comercial e à qualificação de correspondentes adotadas em parceria com a Febraban e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos).
RECEITA FEDERAL AMPLIA ITENS COM CÓDIGOS PRÓPRIOS
31 de março de 2025CDHU PRORROGA CAMPANHA DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS ATÉ 31 DE MAIO
31 de março de 2025
More News
-
Em 2025 haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria. Entenda o que vai valer
18 de dezembro de 2024 -
MULHER MORRE NO TOBOGÃ DO SKI PARK, EM SÃO ROQUE
10 de abril de 2023 -
CHICO XAVIER: MORTE DO MÉDIUM MAIS FAMOSO DO BRASIL FAZ 20 ANOS
30 de junho de 2022