NOVO RG SERÁ OBRIGATÓRIO A PARTIR DE MARÇO

0
415

O novo RG (agora chamado de CIN – Carteira de Identidade Nacional), será obrigatório em todo país a partir do mês que vem (março). Mas não há pressa para trocar o atual: prazo vai até 2032.

Lançado no ano passado, o CIN (CIN (Carteira de Identidade Nacional), novo documento de identidade, também chamado de novo RG,  passou por algumas atualizações no ano passado – e apenas alguns estados começaram a emissão em 2022.

Mas, a partir do mês que vem, a obrigatoriedade vem, embora muitos brasileiros ainda estejam confusos com o novo documento. Mas não há motivos para pressa nem apreensão.

ENTENDA MELHOR O NOVO RG

A CIN (Carteira de Identidade Nacional) foi lançada em 2022 e é o novo documento de identificação para o cidadão. Foi lançada em2022,mas começará a ser emitida em todos os estados neste ano.

O CIN vai substituir a identidade atual e terá o RG como número único. Ou seja, número de RG atual deixará de existir.

Segundo esclarecimentos do Governo Federal, hoje é possível ao cidadão ter até 27 números de RG diferentes – porque consegue tirar uma via num estado e em seguida solicitar uma outra via em outro estado, ficando com pelo menos dois números diferentes de identidade.

Com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) sendo o único número de identificação do brasileiro em todo o território nacional, haverá algumas mudanças:

  • O CIN terá com uma única numeração, que será o número do seu CPF;
  • Virá com um QR Code para validação online e offline;
  • Versão em física e versão digital poderá ser acessada pela plataforma gov.br;
  • Terá inclusão do código MRZ, utilizado em passaportes.

E A TROCA, QUANDO SERÁ?

A partir de 2023, todo brasileiro com a idade de até 60 anos deverá realizar a troca do documento, porém, essa troca não será obrigatória a partir de agora

O atual RG tem validade até o ano de 2032. Para pessoas acima dos 60 anos, o atual RG terá validade por tempo indeterminado. Com esse prazo, todo cidadão conseguirá o seu documento com calma.

Hoje, pelo menos cinco estados – Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Paraná e Minas Gerais, já adotaram o novo modelo. 

A partir de 6 de março deste ano, os outros estados que ainda não se adaptaram às mudanças, deverão realizar a atualização dos seus sistemas para começar a emitir o novo RG.

Mesmo tendo validade até 2032, o cidadão que desejar já poderá após 6 de março pedir o novo RG.

Novo CIN (Carteira de Identidade Nacional). Fonte: Gov.Federal