O PROBLEMA COM GATOS DA VIZINHANÇA

0
269

A maioria dos tutores de gatos adora ver os gatos andando por aí, perambulando pelo bairro, mas, para nossos próprios gatos, a presença de outros  pode ser estressante e causar problemas tanto para os amigos felinos quanto para seus donos.

À medida que os gatos crescem em popularidade como animais de estimação, as áreas urbanas estão vendo uma maior concentração de gatos em uma única rua ou cidade do que ocorreria naturalmente. Isso leva a conflitos territoriais e problemas comportamentais, muitos dos quais teriam sido evitados historicamente, dada a forma como os gatos tendem a interagir.

Os tutores de gatos precisam administrar cuidadosamente a situação para garantir harmonia e reduzir o estresse de seu animal de estimação.

Gatos em Áreas Urbanas

 O aumento da concentração de gatos em áreas urbanas criou uma dinâmica social não natural. Historicamente, os gatos não costumavam se encontrar enquanto patrulhavam seu território, pois aperfeiçoaram a arte da comunicação de longa distância por meio da marcação olfativa (marcação de urina, fricção facial e superfícies para arranhar), permitindo-lhes evitar possíveis conflitos.

 Caso ocorresse uma sobreposição de territórios, era do interesse deles não se cruzarem, pois uma interação hostil representava um risco desnecessário, visto que precisam se manter em forma e saudáveis ​​para a caça. Funciona para ambos os gatos, de desenvolverem naturalmente um acordo de timeshare, onde cada um mantém parte de seu território sem outros gatos por perto.

No entanto, em áreas urbanas, os territórios se sobrepõem de tal forma que é quase impossível para os gatos evitarem o encontro, e um único jardim pode cair no território de vários gatos. Eles podem passar o tempo no jardim um do outro, usá-los como passagens ou, em alguns casos, entrar na casa um do outro.

Muitos gatos aprendem rapidamente como monopolizar seu espaço, levando a um comportamento intimidador, como olhar fixo e bloquear o acesso a recursos. Isso pode prejudicar o bem-estar dos gatos soltos, bem como daqueles que passam a maior parte do tempo dentro de casa.

Ansiedade ao ver outros gatos

 A ansiedade causada pela presença de outro gato, muitas vezes, pode levar à hipervigilância; um estado de estar constantemente à procura de outros gatos entrando em seu território. Os gatos que experienciam hipervigilância, geralmente estão prontos para pular a qualquer momento para defender seu território e podem correr para fora para afugentar outros gatos.

Essa necessidade de proteger seu território pode ser implacável e vem com um grau significativo de estresse – e o estresse está associado a condições físicas como a Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos e redução da função imunológica, entre outros problemas.

Alternativamente, os gatos podem ficar com medo e escondidos por um tempo excessivo, especialmente se eles sofreram uma emboscada ou se um gato rival entrou em sua casa. Essa reação é igualmente estressante e pode afetar gravemente a qualidade de vida de um gato.

Um problema comportamental comum que tende a surgir desse estresse é a pulverização de urina, um exemplo clássico de um gato tentando marcar seu território dentro e fora, para fortalecer mentalmente sua casa e aumentar os sentimentos de segurança e tranquilidade.

Um gato pode até começar a fazer suas necessidades em locais inapropriados se eles se sentirem ameaçados quando estiverem fora de casa ou usando uma caixa de areia exposta. Passar tanto tempo em um estado emocional negativo, pode resultar em agressão contra os donos ou outros gatos da casa.

E, finalmente, a agressão redirecionada é uma consequência comum se eles forem provocados por um gato desconhecido, mas não conseguirem alcançá-lo (ou estiverem com muito medo de afugentá-lo). Se isso acontecer, a agressão pode ser direcionada a outro gato ou pessoa da casa. Isso pode ser muito sério e causar um colapso em seus relacionamentos.

Como manter outros gatos afastados

 Embora possa parecer um desafio controlar o comportamento de outros gatos, existem medidas que os donos de gatos podem adotar, para ajudar a lidar com a situação:

  • Instale uma portinhola para evitar que outros gatos entrem em casa.
  • Esteja atento ao deixar portas e janelas abertas em climas mais quentes.
  • Mantenha a comida dos seus gatos longe de portas abertas, portinholas ou janelas, para que não atraia outros gatos para dentro.
  • Coloque cercas à prova de gatos em seu jardim, para que nenhum gato entre.
  • Crie um acordo de timeshare com outros donos de gatos para que cada gato possa acessar territórios comuns em diferentes momentos do dia.
  • Instale barreiras físicas como arbustos, móveis ou coberturas foscas nas janelas para maximizar a privacidade e evitar olhares e intimidação.
  • Disponibilize saídas adicionais para o seu gato, caso uma ou mais estejam bloqueadas.

Embora possamos não ter controle total sobre o comportamento de outros gatos, podemos nos concentrar em ajudar nossos próprios gatos a se sentirem menos estressados. FELIWAY é um complemento útil aqui, ajudando a promover conforto e bem-estar.

O segredo é controlar a situação, pois a popularidade dos gatos como animais de estimação tende a manter os conflitos territoriais, especialmente em ambientes urbanos. Com uma organização adequada, os proprietários podem reduzir o estresse e permitir que a maioria dos gatos lide com isso sem problemas

(Da redação, com conteúdo e imagem de Felliway)