ONÇA VOLTA A APARECER ACOMPANHADA POR DOIS FILHOTES NO PARQUE DO IGUAÇU

Os filhotes de onça-pintada ficam com a mãe até terem aproximadamente dois anos de idade, depois dispersam evão buscar seus próprios territórios. Não se sabe ainda o sexo dos dois novos moradores do Parque Nacional do Iguaçu.
As onças do Parque Nacional do Iguaçu
Estima-se que restem na Mata Atlântica apenas entre 230 e 300 onças-pintadas. Um terço delas está justamente na área que abrange o Parque Nacional do Iguaçu e reservas adjacentes do lado argentino. Esta é a única população da espécie neste bioma que, historicamente, tem apresentado crescimento. Uma reviravolta histórica graças a esforços de conservação.
No começo dos anos 2000, notou-se uma grande queda no número de indivíduos naquela região. Em 2009, acreditava-se que sobravam somente entre nove e onze onças. Mas gradativamente, a situação foi melhorando. Em 2014, um censo revelou a presença de 17 indivíduos. Dois anos mais tarde já eram 22, e em 2018 foram contabilizadas 28 delas.
Todavia, o último censo apontou uma estabilidade. No parque brasileiro, o número médio é de 24 animais (entre 20 e 28). “Apesar da estimativa média ter sido menor que a de 2018, isso estatisticamente não representa uma redução significativa, e sim uma estabilidade da população”, explica Yara Barros, coordenadora executiva do Onças do Iguaçu.
Já no chamado Corredor Verde, área situada entre a fronteira da Argentina com o Brasil, estima-se que sejam 90 animais (entre 76 e 106).
A onça-pintada (Panthera onca), também chamada de jaguar, originalmente era encontrada desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina.
Atualmente, a espécie está oficialmente extinta no território americano, é muito rara no México, mas ainda pode ser vista na Argentina, Paraguai e Brasil e também em pequenas áreas de países como Belize.
A onça-pintada é o maior felino das Américas
O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria pelo Parque Nacional do Iguaçu e o Instituto Pró Carnívoros, e tem como missão a conservação da onça-pintada como uma espécie chave para a manutenção da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.
Assista o vídeo da família da Janaína neste site: Onça Janaína volta a aparecer acompanhada por dois filhotes, trazendo alívio e esperança para espécie (conexaoplaneta.com.br)
Conexão Planeta – 29 de abril de 2022 Suzana Camargo
Fotod: Leonardo Ramos, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons)
PARA ONDE VÃO OS GATOS QUANDO SE ESCONDEM …
2 de abril de 2025IGUATEMI ALPHAVILLE PROMOVE MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO PET NO DIA 22 DE MARÇO
19 de março de 2025PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL ATENDEU MAIS DE 350 ANIMAIS
12 de março de 2025
More News
-
MOSTRA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É ESTENDIDA ATÉ FINAL DE JANEIRO
11 de dezembro de 2023 -
FALTAM 30 DIAS PARA O CONCURSO NACIONAL; RELEMBRE E SE ORGANIZE
19 de julho de 2024 -
BRASILEIROS CRIAM 1ª CANETA DE ADRENALINA BRASILEIRA CONTRA ALERGIA GRAVE
12 de novembro de 2024