PEDÁGIO “FREE FLOW”: CONHEÇA O MODELO QUE ESTÁ EM OPERAÇÃO
Desde o dia 31 de março, está em operação o sistema de pedágio “free flow”, que permite o tráfego de veículos sem que os motoristas precisem passar em cabines de cobrança ou cancelas,
Desde o dia 31 de março, um novo modelo de pedágio está em operação na rodovia Rio-Santos (BR-101), chamado de free flow, conforme autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O tipo de pedágio conta com um sistema por pórticos, que permite o tráfego de veículos sem que os motoristas precisem passar em cabines de cobrança ou cancelas, ou seja, sem a necessidade de reduzir a velocidade ou parar.
O serviço poderá ser pago por meio de tags eletrônicas (no para-brisa do veículo) ou, após o término da viagem – o motorista consegue acessar os canais disponibilizados pela concessionária da rodovia utilizada para quitar a cobrança. Neste último caso, o pagamento (por meio de PIX ou cartão de crédito) ocorre por meio da identificação da placa, em até 15 dias corridos.
No trecho da Rio-Santos entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro, o free flow – sistema de pagamento automático de pedágio – irá funcionar por meio de equipamentos de monitoramento instalados em 3 pórticos localizados no Estado do Rio de Janeiro nos km’s 414 (Itaguaí) 447 (Mangaratiba) e 538 (Paraty), com capacidade de identificar 100% das passagens no local a ser monitorado, seja por TAG ou leitura da placa.
PREÇOS
Para os carros de passeio, a tarifa será de R$ 4,10 nos três pórticos instalados em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).
“Para veículos comerciais, a tarifa é multiplicada pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, conforme prevê o contrato de concessão, a tarifa terá valores diferenciados para as duas categorias, das 18h de sexta-feira às 6h de segunda-feira”, afirma a concessionária CCR RioSP.
(Fonte: CCR RioSP – Free Flow)
Pedágio free flow no Brasil: conheça o modelo que está em operação – Foto: Divulgação