Pesquisa britânica aponta que mais da metade dos leitores jovens vêm do TikTok

0
218

(PUBLISHNEWS, REDAÇÃO)

Segundo uma pesquisa da Publishers Association (PA), o BookTok, comunidade de leitura do TikTok, influencia (e muito) as escolhas dos jovens leitores na hora de folhear um livro. Por volta de 59% dos jovens leitores entrevistados afirmaram que a rede social é uma base para suas escolhas de leitura e que descobriram a sua paixão por literatura com as obras indicadas na plataforma.

De 2.001 pessoas de 16 a 25 anos questionadas pela organização em outubro no Reino Unido, mais de 60% dos entrevistados afirmou que nunca escolheria esses livros sem as recomendações da rede. Essa informação reafirma que o TikTok pode, e já está, ditando tendências no mercado editorial.

Os profissionais de marketing das editoras devem ficar atentos com essa mudança, que já acontecia antes, mas agora parece ter deslanchado de vez. Os influencers, grandes responsáveis por essa onda de sucesso, compartilham cada vez mais a #BookTok. Na pesquisa, a PA descobriu que 38% dos jovens indicam a hashtag para contatos, como amigos e família, que querem seguir alguma rede focada em literatura.

“A máquina de vender livros”, um apelido um tanto ousado, mas verdadeiro, para o TikTok, também já foi responsável por esgotar diversos títulos em livrarias brasileiras. O PublishNews está cobrindo a evolução do TikTok.

Para ver as matérias sobre o assunto, acesse PublishNews e leia na integra.