PLATAFORMA REÚNE ANIMAIS RESGATADOS NO RS DISPONÍVEIS PARA ADOÇÃO
Aproximadamente 12 mil animais foram resgatados no estado do Rio Grande do Sul, mas quem está atuando desde o início, acredita que o número possa chegar a 20 mil; abrigos estão lotados e animais precisam ser adotados rapidamente.
Segundo as mais recentes estimativas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 12 mil animais foram resgatados no estado devido às chuvas e enchentes históricas. Mas a equipe do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), que está atuando localmente desde o começo da tragédia, acredita que esse número possa chegar ainda a 20 mil.
Muitos abrigos que estão recebendo cães e gatos já estão lotados, na capacidade máxima, e é fundamental que esses animais possam ser adotados o mais rápido possível. Para agilizar esse processo, a Ampara Animal lançou uma plataforma, batizada de Adote RS, onde centenas deles estão disponíveis para adoção.
Inicialmente as adoções podem ser feitas apenas por pessoas interessadas que morem na grande São Paulo, mas a Ampara Animal espera que em breve os animais possam ser enviados e acolhidos por tutores de outras cidades do Brasil.
Todos os animais serão entregues castrados, vacinados e vermifugados, “prontos para se tornarem membros queridos de uma nova família responsável”, garante a Ampara.
A organização ressalta, entretanto que, no termo de adoção constará uma cláusula de devolução compulsória, caso o tutor do cão ou gato seja encontrado no Rio Grande do Sul.
A Ampara destaca ainda que está buscando parceiros que possam colaborar com a logística necessária para enviar os animais para todo o território nacional e pede que interessados em apoiar a iniciativa entrem em contato através do e-mail doers@amparanimal.org.br
Vale ressaltar que a plataforma será atualizada constantemente, então a cada dia podem surgir novos cães e gatos!
Animais também podem ser cadastrados no Adote RS
Além de disponibilizar cães e gatos para adoção, o Adote RS também facilita o cadastramento de animais resgatados pela população. Dentro da plataforma é possível preencher um formulário onde devem ser colocados dados como foto, número do microchip (caso se tenha), a cidade onde eles foram encontrados e outras características que ajudem a localização dos tutores ou para que fique mais fácil a adoção.
Há um espaço na plataforma da Ampara Animal que reúne ainda iniciativas em vários municípios gaúchos afetados pelas enchentes que tentam conectar animais perdidos e resgatados às suas famílias.
Confira abaixo alguns perfis dessas iniciativa no Instagram:
- @vemadotar
- @deisefalci
- @abigeapp.pets
- @arca_sosrs
- @animais.repost.enchenters
- Resgate São Leo
- @abrigobicharadadolami
- @pavi.cao
- @paixaode4patas
MOOVIEPET ESTÁ OFERECENDO VIAGENS PARA 300 ANIMAIS RESGATADOS
Em outra ação para conectar bichos resgatados com seus novos tutores, a empresa de transporte MooviePet vai oferecer, gratuitamente, a viagem de 300 animais, a partir de Porto Alegre, com destino às cidades onde opera no Sul e Sudeste do Brasil.
As viagens serão realizadas a partir de 30 de maio e a empresa não está envolvida no processo de adoção, apenas no transporte, ou seja, se você já escolheu um animal que está num abrigo da capital gaúcha e agora precisa levá-lo para a sua casa, essa é uma grande oportunidade!
A MooviePet passará pelas seguintes cidades:
– Porto Alegre, RS
– Criciúma, SC
– Florianópolis, SC
– Balneário Camboriú, SC
– Joinville, SC
– Curitiba, PR
– São Bernardo do Campo – SP
– São Paulo – SP
– Guarulhos – SP
– São José dos Campos – SP
– Taubaté – SP
– Rio de Janeiro – RJ
As reservas para a viagem gratuita devem ser feitas por este link (MooviPet | Reserve a viagem do seu pet) e é preciso aplicar o cupom JUNTOSPELORS, válido somente para os percursos que possuem origem na capita gaúcha e destino em alguma das cidades dentro do itinerário acima.
(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.com.br – Suzana Camargo – 23 de maio de 2024 – Foto: divulgação Ampara Animal)