PMANE EVITA O DESCARTE DE MAIS DE 4 MIL LITROS DE ÓLEO NO MEIO AMBIENTE
As quatro escolas que mais coletaram óleo de cozinha usado receberam o troféu ‘Prêmio PMANE de Mobilização’
O Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE) 2023 evitou que 4.563 litros de óleo fossem descartados incorretamente em Cotia, o que causaria grandes prejuízos ambientais e poluiriam milhares de litros de água nos córregos e rios.
O resultado foi apresentado durante o encerramento das atividades do PMANE em um evento no auditório da Secretaria de Educação de Cotia na manhã de segunda-feira (11/12). Neste ano, 28 escolas municipais participaram das ações que, para além da coleta de óleo, trabalharam com conscientização dos alunos e da comunidade do entorno em relação à preservação do meio ambiente e, em especial, dos cursos d’água.
O PMANE é realizado pelo Instituto Auá e a Preserva Recicla, por meio de uma parceria com as Secretarias de Educação e do Verde e do Meio Ambiente de Cotia, além da Sabesp e Óleo Sustentável. “Estamos encerrando um ano de bastante trabalho […]. A gente espera ter uma conversa no início do próximo ano para alinhamento das ações de 2024. A ideia é aprofundar a consciência ambiental nas pessoas e fazer com que entendam que estão fazendo muito pelo meio ambiente”, disse Carolina Cotrim, gestora e educadora ambiental do PMANE.
Durante o encerramento foram reveladas as escolas que mais coletaram e destinaram óleo de cozinha usado, elas receberam o troféu Prêmio PMANE de Mobilização.
Em 4º lugar ficou a E.M Joaquim Pereira, além do troféu, a escola ganhou uma caixa de som; o 3º lugar foi da E.M Luiz Montanheiro que ganhou uma televisão; em 2º lugar ficou a E.M Francisco Ambrósio Azevedo, que também recebeu um aparelho de celular; por fim, o 1º lugar foi da E.M Recanto Vista Alegre, a escola ganhou uma caixa de som com microfones.
Os prêmios foram escolhidos pelas próprias escolas por meio de um formulário enviado ao PMANE indicando qual prêmio gostariam de receber, caso ficassem entre as vencedoras.
A diretora da escola campeã, a Rita de Cássia Melo Santos, falou da importância do programa. “É um trabalho fundamental para a comunidade. […] temos um restaurante perto da escola que estava descartando óleo errado, então, é um trabalho que a escola fez para juntar esta comunidade e levar tudo [óleo], por isso esse resultado bom para a escola”, disse Rita de Cássia. “Este projeto é fantástico […] o prêmio de hoje foi realmente merecido. Foi um ano muito gratificante, então a gente continua batalhando e ano que vem estaremos aqui de novo”, completou.
O evento contou com a presença do Secretário do Verde e Meio Ambiente, Agnaldo Pereira, do Luiz Moreira da Sabesp e Leonardo Giardini, coordenador de Logística do PMANE.
O que é o Programa Meio Ambiente nas Escolas?
O PMANE é uma iniciativa de educação ambiental realizada pelo Instituto Auá e a Preserva Recicla, que integra organizações civis, setor público e privado para um novo modelo de gestão de resíduos sólidos. A base do trabalho está na Logística Reversa, onde a escola se transforma num Ponto de Entrega Voluntária para receber de volta o óleo de cozinha depois do consumo para reuso, reciclagem e descarte. Cada litro de óleo coletado representa um valor em dinheiro para a APM da escola, que é transformado em benfeitorias e atividades de Educação Ambiental na escola.
Neste modelo de gestão, o descarte correto do óleo de cozinha usado é uma ferramenta de conscientização ambiental dentro das escolas, onde os processos educativos acontecem mais fortemente.