PROFESSORES, ALUNOS E ATENDIDOS DA APAE PRATICAM O PLOGGING E COLABORAM COM O MEIO AMBIENTE

O plogging é uma nova iniciativa sustentável que surgiu na Suécia e que combina esportes como o running com o cuidado do meio ambiente. As mais de 20.000 pessoas que o praticam diariamente (em mais de 100 países diferentes) recolhem o lixo que vão encontrando no chão quando saem para correr.
Na última semana, ruas do Jardim Cláudio, onde fica a sede da APAE Cotia, se transformaram em grandes salas de aula sobre educação ambiental.
Professores, voluntários, familiares, alunos e atendidos da associação participaram do 1º Plogging Atmosferas com Vidas da APAE Cotia.
Os participantes venceram as barreiras impostas por suas condições e recolheram mais de oito quilos de resíduos, o que significa que evitaram a emissão de 22,170 kgCO2eq (vinte e dois quilos e cento e sessenta gramas de gás carbônico equivalente) na atmosfera.
Os participantes percorreram uma distância de cerca de 350 metros na ida e 350 metros no trajeto de volta, com duas turmas: manhã e tarde. E, durante o percurso, recolheram papéis, latas de alumínio, garrafas plásticas, tampas de garrafas PET. Munícipes levaram até os participantes resíduos recicláveis como mensagem de atitude responsável com o destino correto dos resíduos provenientes de seus consumos.
As crianças caminharam grande parte do trajeto pela via, pois esta foi a maneira mais segura para circularem devido às suas dificuldades motoras e aparelhos de mobilidade. Toda a mobilização foi acompanhada por agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Na área de lazer do Jardim Cláudio, uma equipe da Educação Ambiental, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia, ministrou uma rápida apresentação sobre as corretas maneiras de interação com áreas verdes e a importância das árvores. Também foram entregues folhetos com conteúdo educativo e distribuição de mudas de árvores.
A Sabesp forneceu um bebedouro para hidratação dos participantes. O Plogging foi realizado pela Brevi Responsabilidades Ecológicas, com o apoio da Cooperativa de Reciclagem Coopernova Recicla, OAB de Cotia, SABESP, CONSABs e das Secretarias do Verde e Meio Ambiente, Comunicação, Transportes e Mobilidade e de Segurança Pública. Os participantes inscritos receberam boné, camiseta, luvas, squeeze e sacolas feitas em plástico biodegradável entregues pela Brevi.
(SECOM/ Foto: Juliano Barbosa)
TARIFA ZERO CRESCE E CHEGA A 145 CIDADES E 5,4 MILHÕES DE PESSOAS
3 de abril de 2025REVELANDO SP 2025 COMEÇA A PARTIR DE MAIO EM BARRETOS
3 de abril de 2025ANIVERSÁRIO DA CIDADE: UM MOMENTO DE REFLEXÃO E DESAFIOS A SUPERAR
2 de abril de 2025
More News
-
CNH SUSPENSA: O QUE FAZER PARA RECUPERAR O DIREITO DE DIRIGIR?
17 de maio de 2024 -
ESTUDO NO EXTERIOR EXIGE DISCIPLINA, MAS POSSIBILITA MAIS ESCOLHAS E EXPERIÊNCIAS
18 de outubro de 2024 -
DEPUTADOS APROVAM, SOB PROTESTOS, VENDA DA SABESP
7 de dezembro de 2023