PROGRAMA VIAGEM LITERÁRIA TEM ATIVIDADES EM 72 BIBLIOTECAS – INCLUSIVE EM COTIA
Eixo da programação é a literatura brasileira contemporânea, que engloba as produções de autoras e autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI
De julho a novembro de 2023, 72 bibliotecas de 71 cidades do Estado de São Paulo realizam a 15ª edição do programa Viagem Literária, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. São três roteiros com foco na literatura brasileira no século XXI.
O programa engloba oficinas virtuais de escrita criativa, realizadas em julho e novembro por profissionais renomados, faz um mergulho no universo da literatura infantil e juvenil com contações de histórias, em agosto, e termina com oficinas e encontros com escritores, em outubro.
O eixo da programação é a literatura brasileira contemporânea, que engloba as produções de autoras e autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI, o que inclui tanto escritoras e escritores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX, quanto aqueles nascidos neste início de milênio. As ações são abertas aos públicos e a programação completa pode ser encontrada no link Viagem Literária (siseb.sp.gov.br)
Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 231 municípios paulistas com mais de 3.600 ações. Contou com a participação de 240 grupos de contadores de histórias e escritores, e um público de mais de 364 mil pessoas.
Ações que vão além da programação
“Existe um caminho a ser percorrido até chegarmos, de fato, às atividades programadas, com a preparação dos públicos feita pelas bibliotecas, como pesquisas literárias, leituras de determinados livros, assim como debates sobre temas pertinentes ao programa e a divulgação dos eventos”, explica Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, em nota. As ações do Viagem Literária extrapolam a programação dos eventos e se tornam opções para serem trabalhadas durante outros períodos do ano.
Segundo a SP Leituras, grande parte do sucesso do Viagem Literária vem da atuação das bibliotecas locais, que não economizam esforços para realizar e divulgar o programa, preparar e convidar os públicos para as ações, e expor a relevância da biblioteca pública para as comunidades. “O Viagem Literária mostra que o papel da biblioteca vai além do empréstimo de livros, sendo um espaço vivo de conexões intelectuais, descobertas e interações enriquecedoras, que despertam não só a paixão pela leitura, mas exploram as infinitas dimensões do conhecimento”, explica Marília Marton, secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Bibliotecas participantes
A seleção das bibliotecas participantes obedece a critérios técnicos e leva em conta o compromisso dos municípios com: as contrapartidas e os pré-requisitos do programa; a estimativa do potencial do Viagem Literária na cidade; a participação das equipes nas ações anuais do SisEB – capacitações presenciais, virtuais e a distância, doação de acervo, Seminário Internacional Biblioteca Viva e atualização do cadastro das unidades na plataforma Bibliotecas Paulistas. Os municípios devem, obrigatoriamente, adquirir as obras indicadas pelos facilitadores do programa para compor os acervos das bibliotecas e a programação das atividades da edição. Veja aqui a relação completa das cidades participantes.
Confira abaixo a programação do evento:
Link com a agenda das atividades aqui
Link para o vídeo institucional aqui
Módulo: Oficinas de Escrita Criativa
4 a 28 de julho e 7 a 30 de novembro | 72 ações virtuais
Módulo: Contação de Histórias
7 a 25 de agosto | 144 ações presenciais
Módulo: Oficinas e Encontros com Escritores
3 a 27 de outubro | 144 ações presenciais
Biblioteca Batista Cepelos está incluída na programação