Mensagem maliciosa promete frigobar exclusivo da Coca-Cola, de graça, em comemoração aos 130 anos da marca de bebidas; veja como se proteger
Uma falsa promoção que usa o nome da marca Coca-Cola para enganar usuários está circulando no WhatsApp desde a última quinta-feira (30). A fraude promete um frigobar exclusivo às pessoas que acessarem um link e responderem a um suposto questionário com perguntas e respostas, criado para roubar dados das vítimas.
Antiga, a promoção fake circula no WhatsApp desde 2020 e foi detectada também em março deste ano, durante a Semana do Consumidor 2022. Desta vez, porém, o gancho é o aniversário de 130 anos da empresa de bebidas. A seguir, o TechTudo explica como funciona o golpe e como se proteger.
O golpe é disseminado por meio de um link compartilhado no WhatsApp. Ao abrir o site de resgate do suposto prêmio, os usuários são induzidos a responder um falso questionário com quatro perguntas genéricas, como “Você já é cliente Coca-Cola?” e “Com que frequência você compra nossos produtos?”. Para pressionar as vítimas, a página apresenta textos com gatilhos de escassez, como “restam apenas 250 presentes”.
Após o envio das respostas, os golpistas pedem ao usuário para compartilhar a mensagem com cinco grupos ou 20 amigos no WhatsApp. Do contrário, não seria possível receber o eletrodoméstico. A solicitação, na verdade, é apenas uma estratégia para espalhar ainda mais a fraude e atingir novas vítimas, mas não disponibiliza qualquer prêmio.
O que diz a Coca-Cola
Em seu site oficial, a Coca-Cola desmentiu a informação de que estaria dando frigobares e reforçou que a mensagem não tem ligação com a empresa. A companhia de bebidas orientou os consumidores a não compartilhar dados pessoais e pediu atenção redobrada para boatos envolvendo brindes e a marca. Veja a nota abaixo.
“É falsa a informação que circula por WhatsApp ou qualquer outra rede de que a Coca-Cola presenteará com um frigobar gratuito os usuários que entrarem em um site, preencherem um questionário e compartilharem um link com amigos no WhatsApp.
A marca Coca-Cola não está fazendo qualquer promoção que envolva o compartilhamento de um link, fornecimento de dados pessoais ou a distribuição de aparelhos de frigobar.
Também não há promoções da companhia previstas para a Semana do Consumidor que contemplem a distribuição de produtos gratuitos ou o preenchimento de cadastros.
Se você receber uma mensagem com este conteúdo, provavelmente, trata-se de um golpe para roubo de dados pessoais de consumidores. Pedimos atenção redobrada aos consumidores para boatos envolvendo brindes e a nossa marca. Alertamos ainda que o link que acompanha a mensagem direciona o consumidor para um site que não pertence à Coca-Cola e pode ser danoso para o usuário.”
Como se proteger
A mensagem da Coca-Cola dando frigobar é um golpe de phishing comum no WhatsApp. Nesse tipo de fraude, os criminosos oferecem produtos grátis ou grandes descontos em troca de informações pessoais ou bancárias. Para se proteger, o primeiro passo é desconfiar de promoções “boas demais para serem verdade” que chegam por meios não-oficiais, já que esse tipo de oferta costuma ser divulgada no site ou nas redes sociais da marca. Em caso de dúvidas, cheque os canais da empresa.
Além disso, não clique em links suspeitos recebidos por WhatsApp ou outras redes sociais, mesmo que tenham sido encaminhados por pessoas que você conhece. Vale, ainda, instalar um antivírus no celular e no computador para se proteger contra malwares que podem estar presentes nas URLs maliciosas divulgadas pelos fraudadores.
(Com conteúdo da Coca-Cola e Techmundo/Ana Letícia)
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