PROVÃO PAULISTA: 11.000 VAGAS NO ENSINO SUPERIOR ESTADUAL GRATUITO

0
217

Voltado a estudantes da rede pública, o Provão Paulista será uma nova forma de ingresso no ensino superior. Ao todo, serão 13 mil vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs

A Univesidade de São Paulo – USP, decidiu, em reunião do seu Conselho Universitário, ofertar vagas através do Provão Paulista,  avaliação que foi criada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e será aplicada a alunos do ensino médio de todas as escolas da rede estadual a partir deste ano. A exceção será de graduações que exigem prova prática específica: música, artes cênicas e visuais.

A definição sobre as vagas a serem ofertadas pelo Provão Paulista, assim como pela Fuvest e pelo Enem, ocorreu em uma reunião do Conselho Universitário da USP nesta terça-feira (1º). As vagas podem ser consultadas no link 20230801_provao_paulista.pdf (usp.br)

Para o próximo ano letivo, serão ofertadas 11.147 vagas, sendo que 1.500 foram reservadas para o Provão Paulista, o que representa 13% do total. É o mesmo número de vagas que serão ofertadas pelo Enem. Já pela Fuvest serão 8.147.

A reserva de cotas para as escolas públicas permanece em 50% para cada curso –dentro dessa reserva, 37,5% são destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas.

A Faculdade de Medicina, por exemplo, ofertará pelo Provão 24 de suas 175 vagas. A de direito do Largo São Francisco, 63 das 460. Em psicologia no Campus São Paulo, serão 10 das 70. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 225 das 1669.

O objetivo da USP, ao ofertar vagas inclusive nos cursos mais concorridos, é atrair ainda mais os estudantes de escolas públicas. Com o Provão Paulista, a intenção é que os alunos se engajem no aprendizado do ensino médio, pois, para a seleção na universidade, será considerado o desempenho em cada ano letivo.

O Provão Paulista é uma nova forma de avaliação da Secretaria da Educação, que será aplicada em alunos do ensino médio das escolas estaduais e dará acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

A meta é oferecer mais uma opção aos alunos da rede estadual para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo.  A nova avaliação começará a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secretaria da Educação avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar. (Da Redação – Foto: Vista aérea do campus da USP/Divulgtação)