PROVÃO PAULISTA VAI DAR ACESSO A 13 MIL VAGAS DE INSTITUIÇÕES ESTADUAIS

0
190

Governo autoriza aplicação da nova prova para alunos das Etecs e da Secretaria estadual da Educação para ingresso em cursos das Fatecs, USP, Unicamp, Unesp e Univesp; prova também dará acesso a vagas em cursos superiores de tecnologia das Fatecs I 

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) expediu decreto, nesta segunda feira, O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou o decreto que institui o Provão Paulista, vestibular alternativo que dá acesso a universidades públicas.

O Provão Paulista será aplicado anualmente nas três séries do Ensino Médio. Os alunos devem, obrigatoriamente, estudar na rede pública.

A prova será a nova porta de entrada que garante o acesso de alunos do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, incluindo as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), a cursos superiores das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do CPS, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para o ano letivo de 2024 serão oferecidas 13 mil vagas

A avaliação será aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O teste poderá ser utilizado como acesso direto a vagas nas Fatecs e universidades públicas paulistas para início do curso no próximo ano.

A prova seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Para 2024, o acesso às vagas nas Fatecs e universidades será obtido pela nota acumulada por alunos nos Provões Paulistas dos dois anos finais do Ensino Médio. Em 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Alunos de diversas Etecs da Capital, como Abdias do Nascimento, Carolina Carinhato Sampaio, Heliópolis, Irmã Agostina, Jardim Ângela, Prof. Camargo Aranha e Takashi Morita, e Jorge Street, de São Caetano do Sul, representaram os demais estudantes do Centro Paula Souza na cerimônia, ao lado dos respectivos diretores das unidades de ensino, dos supervisores regionais e do chefe de Gabinete do CPS, Armando Natal Maurício.

(Da redação, com conteúdo e foto do Centro Paula Souza)