SENADO APROVA INCLUIR O PANTANAL COMO PATRIMÔNIO NACIONAL

O Senado aprovou nesta terça-feira (11) a proposta de emenda à Constituição (PEC 18/2024), que inclui o Pantanal Sul-Mato-Grossense entre os patrimônios nacionais.
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que dá ao Pantanal Sul-Mato-Grossense o status de patrimônio nacional foi aprovada na segunda feira, 11 de março – e a matéria agora seguirá para a Câmara dos Deputados.
Na PEC 18/2024, da senadora Tereza Cristina (PP-MS), a senadora menciona a ocorrência, nos últimos anos, de incêndios e queimadas na parte sul-mato-grossense do Pantanal, e defende que a medida ajudaria a fortalecer as políticas públicas de preservação do bioma.
A senadora lembra que cerca de 65% do Pantanal se encontra no estado de Mato Grosso do Sul.
Para os governos federal e estadual, a inclusão do Pantanal Sul-Mato-Grossense como patrimônio nacional pode exigir a criação de políticas públicas específicas para a preservação e uso sustentável da região.
Para a população local e os setores econômicos, como o do ecoturismo, a proposta pode trazer benefícios ao promover um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, gerando novas oportunidades de emprego e renda.
De acordo com a Constituição, os patrimônios nacionais ambientais são aqueles cuja utilização deve assegurar a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Atualmente fazem parte dessa lista a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.
Se aprovada no final das votações, o Pantanal Sul-mato-grossense figurará como patrimônio nacional ao lado de outros biomas como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.
(Da redação. Fonte: Ag. Senado – foto divulgação Gov. Estado MS).)
CRIME AMBIENTAL: TJSP MANTÉM CONDENAÇÃO DE INVASOR DE APP
24 de abril de 2025PUPY, ELEFANTA QUE VIVEU EM CIDADE, ESTÁ A CAMINHO DE SANTUÁRIO NO BRASIL
18 de abril de 2025IBAMA APREENDE 101 AVES EM AÇÃO CONTRA O TRÁFICO DA FAUNA
17 de abril de 2025
More News
-
NESTLÉ LANÇA PROGRAMA DE CONTRATAÇÃO PARA PESSOAS ACIMA DOS 50 ANOS
12 de outubro de 2023 -
HENKEL ABRE INSCRIÇÕES DE ESTÁGIO PARA MEIO DE ANO; VAGAS EM ITAPEVI
13 de abril de 2023 -
ELEIÇÕES 2024: T.S.E. MUDA SISTEMA DE REGISTRO PARTIDÁRIO
15 de janeiro de 2024