SERGIO FOLHA PEDE ATENDIMENTO ESPECIALIZADOS A ADULTOS COM TEA

0
235

Para vereador, é fundamental que o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial ou parcerias privadas ofereçam atendimento especializado para adultos com Transtorno do Espectro Autista – – TEA e seus familiares.

Na sessão do dia 15 de agosto da Câmara Municipal, o vereador Sergio Folha apresentou Indicação ao senhor Prefeito Municipal, solicitando que determine a inclusão de atendimento especializado para adultos portadores de TEA – Transtorno do Espectro Autista e apoio aos respectivos familiares dos portadores.

Para o vereador, esse atendimento deve ser oferecido através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou por meio de parcerias privadas, justificando que, atualmente, a maioria dos serviços de saúde mental está voltada para o atendimento infantil e adolescente – mas os adultos autistas também enfrentam desafios significativos na vida diária e precisam de suporte adequado para alcançar seu potencial máximo.

Folha pede a implementação de um programa específico no CAPS, que atenda às necessidades dos adultos autistas, oferecendo serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento contínuo. Esses serviços podem incluir terapia individualizada, grupos de apoio, treinamento de habilidades sociais e ocupacionais, além de atividades que promovam a inclusão e a participação ativa na sociedade.

O vereador entende  que é fundamental garantir o direito ao laudo diagnóstico para adultos autistas que ainda não foram diagnosticados, porque muitas vezes esse diagnóstico é essencial para o acesso a benefícios e serviços específicos, e facilitar esse processo é essencial para garantir que esses indivíduos recebam o suporte adequado.

Para o vereador, é necessário a criação de um programa de orientação para familiares de autistas, que ofereça suporte, informações e recursos para ajudá-los a entender as necessidades dos portadores e a lidar com os desafios que podem surgir. Esse programa pode incluir palestras, grupos de discussão e orientação individualizada, fornecendo um espaço seguro para os familiares compartilharem experiências e aprenderem estratégias eficazes de manejo.

Sugere, finalmente, a realização de parcerias com organizações não governamentais de saúde, para que tais serviços sejam efetivamente implementados especificamente, não dependendo apenas da rede municipal de saúde.

A Indicação foi aprovada e encaminhada ao prefeito Rogério Franco.

 

Sergio Folha (PL), autor da Indicação para atendimento a adultos portadores de TEA