SEU CPF ESTÁ SEGURO? VEJA AQUI SE NÃO ESTÁ SENDO USADO EM OUTRO CELULAR

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Saiba descobrir se seu CPF está sendo usado em um celular pré-pago; Site indica, de forma gratuita, se há outras linhas telefônicas em seu nome

Você sabe como é simples comprar um utilizar um chip para celular pré-pago em nome de outra pessoa: basta ter um número de CPF nas mãos – e isso é muito fácil de conseguir. Afinal, contamos qual é o nosso CPF em sites de compras, nas farmácias para obter descontos, nos supermercados – enfim, estamos muito expostos.

Pessoas mal intencionadas, podem, por isso, utilizar o seu CPF para habilitar um chip pré-pago – e fazer mi firulas com o aparelho, sem que você saiba.

Por isso, cinco empresas de telefonai,  -Vivo, Claro, TIM, Algar e Sercomtel- mantém o site Cadastropre.com.br no qual é possível consultar se há algum chip de celular pré-pago em nome do consumidor.

A consulta pode ser feita pelo cidadão informando o número do CPF. Se encontrar alguma linha em seu nome, é possível entrar em contato com as operadoras e fazer a denúncia da fraude, solicitando o cancelamento.

COMO CONSULTAR SE TENHO UM CHIP PRÉ-PAGO?

  • Acesse o site cadastropre.com.br
  • Na página inicial, clique em consultar
  • Digite seu CPF e clique abaixo para informar que é um humano
  • Na página seguinte, aparecerá uma imagem de animal; clique ao lado para informar qual é o animal da foto e vá em próximo
  • Se necessário, responda mais perguntas para mostrar que não é um robô tentando fazer a consulta
  • Depois vá em “Consultar”
  • Se não houver nenhum celular em seu nome, aparecerá a seguinte mensagem “Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras participantes.”
  • As informações são atualizadas a cada 30 dias
  • Se necessário, faça uma nova consulta

Se houver algum chip no nome do consumidor, será informado em qual operadora foi registrados do cadastro. Não são oferecidas demais informações devido a questões de sigilo e privacidade. Dados como nome do consumidor, número do telefone e a quantidade de linhas são omitidos.

A iniciativa, que existe desde 2020, tem o apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A agência reforçou procedimentos contra golpes utilizando chips pré-pagos. Desde 2021, a habilitação de um novo chip no celular requer uma série de procedimentos, mesmo assim, o cidadão pode ser ter uma linha em seu nome e nem saber.(Da redação, com informações da Folha de S. Paulo e outros veículos. Imagem: Tecnoblog)