TARIFA ZERO: ITAPECERICA TEM PROGRAMA DESDE ÚLTIMO DOMINGO

0
264

“Transporte Para Todos” oferece ônibus gratuito na cidade aos finais de semana e feriados, desde o dia 31 de dezembro; Cotia tem indicações do Legislativo nesse sentido, mas o Executivo não se pronunciou a respeito

A população de Itapecerica da Serra já tem, desde 31 de dezembro, ônibus municipal com tarifa zero todos os sábados, domingos e feriados. 

É o “Transporte Para Todos”, programa da Prefeitura (PL 1984/2023), que foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores durante sessão extraordinária realizada na noite da última sexta-feira, 29 de dezembro.

De acordo com o site da prefeitura, “O objetivo da Administração do prefeito Dr. Francisco Nakano com este ‘presente’ de final de ano é melhorar a vida da população, ao proporcionar acesso gratuito e de qualidade às oportunidades que a cidade oferece. Com a integração dos bairros à região central sem custo para os moradores, o “Transporte Para Todos” facilita o acesso aos pontos turísticos do município, desestimula o uso de carros e ainda facilita a busca de mão de obra às empresas estabelecidas na cidade com a facilidade de locomoção.”

O programa será gerido por uma equipe formada por servidores das Secretarias de Segurança, Trânsito e Transporte; Administração; Planejamento e Meio Ambiente; Obras e Serviços; e Assuntos Jurídicos.

EM COTIA

Não há indícios, por ora, de que o Executivo de Cotia baixe ato semelhante, de tarifa zero, apesar do assunto estar sendo debatido na Câmara – que não tem legitimidade legal para implantar, apenas para sugerir e cobrar.

Na 20ª Sessão Ordinária do Legislativo, realizada em 20 de junho de 2023,  está a solicitação para que a Prefeitura, através dos órgãos competentes, realize estudos urgentes visando a implantação do projeto. 

Indicação nº 646/2023 é de autoria do vereador Sérgio Folha (PV) e foi ratificada pelos demais parlamentares, que assinam a proposta em conjunto. Conforme justificativa do projeto, 72 cidades (à época) já haviam adotado a Tarifa Zero em todo o país, beneficiando quase 3,3 milhões de pessoas. Além do município de São Paulo,  outras três capitais já realizam estudos visando a adoção da medida: Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) e Palmas (TO). Posteriormente, a cidade de São Paulo aderiu ao projeto, implantando a Tarifa Zero aos domingos.

Os benefícios sociais são imensos, como proporcionar à população mais carente meios de transporte para comparecer a consultas médicas, procurar emprego, ir e voltar do trabalho ou à escola. O universo é vastíssimo, sempre beneficiando o munícipe“, afirma o texto da Indicação. Uma das possibilidades apontadas pelos parlamentares é que a isenção da tarifa seja implantada gradualmente, com a adoção em parte do sistema, para um grupo específico de usuários ou apenas em determinados dias, como já acontecia aos domingos em diversas cidades.