Tera Ambiental é reconhecida no prêmio anual de fornecedores da Dexco
Empresa especializada na valorização e transformação de resíduos industriais recebeu o Prêmio de Fornecedor do Ano 2023 na categoria Receptores de Resíduos
Lívia Baldo, diretora comercial da Tera Ambiental
Nesta quinta-feira, 14 de março, a Tera Ambiental recebeu o Prêmio de Fornecedor do Ano 2023, na categoria Receptores de Resíduos, oferecido pela empresa Dexco. O evento de premiação foi realizado no Auditório Itaúsa, em São Paulo, e contou com a presença da diretora comercial, Lívia Baldo e da consultora de Sustentabilidade, Eliane Afonso Machado, que receberam o Prêmio entregue pelo gerente ESG/RI da Dexco, Guilherme Setubal, e pela compradora da empresa, Thais Borges de Mello.
“Estamos honrados por sermos destaque dentre tantos fornecedores consolidados da Dexco”, resume Baldo. “Este prêmio é um reconhecimento do nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social
e valida o nosso trabalho árduo, ao longo dos anos, para transformar resíduos em recursos valiosos para o meio ambiente e a comunidade. É uma confirmação do nosso empenho em fazer a diferença e contribuir positivamente para sociedade.”
O evento anual homenageou os parceiros que se destacaram em 2023 no programa de Gestão de Fornecedores Dexco (GFD). A iniciativa visa o gerenciamento estratégico dos fornecedores críticos e muito críticos da companhia, essenciais para a cadeia de suprimentos, e avalia suas atividades com base em políticas de ESG (Environmental, Social and Governance).
“Possuímos algo em torno de 7 mil fornecedores, desses, cerca de 300 são críticos ou muito críticos”, explica o responsável pelo programa GFD da Dexco, Renan Ferezin. “Em parceria com uma consultoria, coletamos os dados a partir de questionários e avaliamos suas atuações. Ao final da análise, os que ficaram entre os primeiros e últimos lugares recebem visitas presenciais para apurar se o que foi respondido realmente é praticado e para pensar soluções para os desafios. Assim, definimos os vencedores do prêmio.”
A Tera foi a vencedora na categoria Receptores de Resíduos, destacando-se por suas práticas sustentáveis e compromisso com a responsabilidade social. Alguns dos pontos destacados na avaliação do programa GDF foram: remuneração dos colaboradores acima do piso da categoria e oferta de benefícios adicionais; campanhas de prevenção e promoção da saúde, incorporadas ao calendário de eventos de saúde e segurança da empresa; a empresa possui código de conduta e canal de denúncias para garantir a transparência e ética nos negócios; é apoiadora da Casa da Fonte, projeto social mantido pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) que apoia mais de 250 crianças no contraturno escolar; o fato de a Tera produzir adubo orgânico por meio da compostagem em larga escala a partir do lodo gerado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Dexco, sendo um exemplo perfeito de economia circular.
Em 2017, a Tera também concorreu diretamente com outras 56 empresas ao Prêmio e foi a vencedora na categoria Serviços Pesados, Pequena e Média Empresa. Na ocasião, foram analisados critérios éticos, socioambientais e de qualidade.
Parceria Dexco e Tera Ambiental em números
Há 12 anos, a Tera é responsável por receber e reciclar resíduos orgânicos gerados na operação da Dexco. Ou seja, ela processa e transforma os efluentes e lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluente (ETE) da empresa em fertilizante orgânico para uso na agricultura, seguindo o conceito da economia circular.
Somente em 2023, a Tera processou mais de 3.700 metros cúbicos de efluentes derivados das linhas de produção da Dexco, o que gerou aproximadamente 160 toneladas de lodo. Além disso, recebeu 380 toneladas de lodo advindos da ETE da companhia. Ambos os materiais sólidos passaram pelos processos de compostagem em escala industrial, resultando em torno de 200 toneladas de fertilizante orgânico de excelente qualidade para uso irrestrito na agricultura. Este montante é suficiente para adubar uma área de cerca de 400 mil metros quadrados.