“The New Big Five”: alguns dos maiores fotógrafos do mundo se unem pela conservação dos “novos cinco grandes”
No passado, a expressão “os cinco grandes” era sinônimo dos cinco animais mais desejados para serem vistos nos safáris da África, e também, que comumente eram alvo de caçadores: búfalos, elefantes, leões, leopardos e rinocerontes. Tristes tempos aqueles, quando a caça de animais era tida como um “esporte”. Infelizmente ainda hoje criminosos abatem ilegalmente essas majestosas criaturas e muitas dessas espécies enfrentam a ameaça da extinção.
Em 2019 o fotógrafo britânico Graeme Green decidiu que era hora de mudar o significado dessa frase. Começou então projeto “The New Big 5“, uma iniciativa internacional unindo alguns dos melhores profissionais da fotografia e ativistas ambientais para celebrar a conservação de animais icônicos do planeta. A principal mensagem é: “Podemos salvar a vida selvagem se agirmos agora”.
Logo de início Green já conseguiu algumas adesões de peso: a primatóloga Jane Goodall, o apresentador e especialista em aves Chris Packham e os fotógrafos Ami Vitale e Marsel van Oosten.
Para engajar o público no projeto, foi feita uma votação online para que as pessoas pudessem escolher quais animais acreditavam ser os “Grande Cinco” de nossos tempos. 50 mil internautas escolheram seus favoritos durante o ano de 2021 – animais que gostariam de fotografar ou ver fotografados – e a lista final foi a seguinte:
Elefante
Urso polar
Tigre
Leão
Gorila
Recentemente foi lançado o livro “The New Big 5 – A Global Photography Project For Endangered Wildlife,” pela Earth Aware Editions, que reúne imagens deslumbrantes, como as que aparecem nesta reportagem, feitas por 146 fotógrafos do mundo inteiro.
“Acho que essas são algumas das imagens mais bonitas e criativas que já vi reunidas em um livro”, disse Green à CNN. “Essas são as espécies que corremos o risco de perder.”
A capa do novo livro: Green é o curador das fotos
(Imagem: divulgação)
A publicação, assinada pelo fotógrafo britânico, não tem apenas fotos. Textos também mostram que há esperança. Apesar de mais de um milhão de espécies de animais e plantas estarem em risco de extinção no planeta, existem iniciativas bem-sucedidas.
Um tigre-de-bengala na Índia, a espécie é uma das muitas em risco de extinção
(Foto: Thomas Vijayan/The New Big Five)
“The New Big 5 nunca teve a intenção de ser uma campanha contra a caça. Pessoalmente, gostaria de viver em um mundo onde os animais não fossem caçados por diversão. Mas há ameaças muito maiores à vida selvagem do que a caça de troféus. Como fotógrafo e jornalista da vida selvagem, vi muitos dos problemas em primeira mão”, diz Green.
O filhote de um lince-ibérico
(Foto: Antonio Liebana/The New Big Five)
Abaixo um vídeo que mostra mais sobre o projeto e o livro:
Foto de abertura: Graeme Green/The New Big Five
Suzana Camargo
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.