TOM HANKS LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE EM 2023

0
307

Livro sai pela Penguin Random House em maio e conta a história de uma superprodução de Hollywood fictícia, inspirada num gibi que conta a história de um soldado na Segunda Guerra

Há muito tempo que o anúncio de um novo romance, cerca de oito meses antes de sua chegada às livrarias, causa tanto rebuliço quanto The making of another motion picture masterpiece. Depois da divulgação feita) pela Penguin Random House, o primeiro romance escrito pelo ator americano Tom Hanks foi notícia em praticamente todos os veículos que cobrem literatura e cinema, e também nos principais jornais pelo mundo.

Na verdade, esta é a segunda vez em que Hanks se aventura no mundo dos livros. Ele publicou uma coleção de contos em 2017, Tipos incomuns. Mas, enquanto naquela oportunidade deu várias entrevistas classificando aqueles textos curtos como “tentativas razoáveis de alguém que gosta de ler e escrever”, desta vez sua editora está descrevendo o novo livro como “descontroladamente ambicioso”.

O título praticamente entrega o que é o enredo. Na tradução livre, ele se chama “A realização de mais uma obra-prima do cinema”. A história abrange 80 anos e já foi revelado que ela se encerra com a estreia de um filme baseado em uma história de quadrinhos. Pelo que foi possível entender, a partir do que foi divulgado, o romance começa com um soldado que volta para os EUA depois da guerra, em 1947, até sua vida inspirar um gibi e, posteriormente, uma superprodução em Hollywood.

Além do soldado com trauma da guerra, os personagens incluem um menino com dom artístico, um diretor inspirado e excêntrico, uma estrela de cinema vaidosa em ascensão e um assistente de produção que quer subir na indústria do cinema a qualquer custo.

A resenha da Amazon informa que:

“ A primeira parte desta história se passa em 1947. Um soldado problemático, voltando da guerra, encontra seu talentoso sobrinho de cinco anos, deixa uma impressão indelével, e depois desaparece por 23 anos.”
“Corte para 1970: O sobrinho, agora desenhando quadrinhos subterrâneos em Oakland, Califórnia, se reconecta com seu tio e, lembrando-se do gibi que viu quando tinha cinco anos, desenha uma nova versão com seu tio como um herói de luta da Segunda Guerra Mundial.”

“Corte até os dias atuais: Um diretor comercialmente bem sucedido descobre a história em quadrinhos de 1970 e decide transformá-la em um filme de super-herói contemporâneo.”
“Conheça o elenco o elenco: Conhecemos a estrela masculina extremamente difícil do filme, sua maravilhosa protagonista, o excêntrico escritor/diretor, o produtor, o assistente de produção gofer, e todos os outros em ambos os lados da câmera.”
“Material bônus: Intercalados ao longo de são três histórias em quadrinhos que são destaque na história — todas criadas pelo próprio Tom Hanks — incluindo a história em quadrinhos que se torna a ligação oficial com a “grande obra-prima do cinema”.

Sobre o tema, Hanks, que ganhou duas vezes o Oscar de Melhor Ator, pelos filmes Filadélfia e Forrest Gump, fez uma declaração sobre o tema do livro. “Fazer um filme é um trabalho muito árduo por um longo período de tempo, que consiste em tantos momentos de alegria contra um número igual de sentimentos de repugnância. É o maior trabalho do mundo e o mais confuso que eu conheço.”

O romance será publicado pela Penguin Random House e o lançamento está agendado para 09 de maio de 2023 nos EUA e no Reino Unido. O livro de contos de Hanks, Tipos incomuns, foi lançado no Brasil em 2018 pela Arqueiro.