
Fruto do desejo de Maciel, organizada pelo jornalista Claudio Leal, “Undergound” é uma antologia ampla como seu autor, e que, assim como ele, pretende fomentar futuras reflexões capazes de combater tempos de tacanho conservadorismo.
Luiz Carlos Maciel foi um arguto observador da revolução cultural das décadas de 1960 e 1970.
Underground, organizado pelo jornalista Claudio Leal, reúne textos de Maciel publicados na imprensa entre 1959 e 2018 – alguns inéditos – tratando de personalidades e temas que vão de Janis Joplin a Herman Hesse, passando pela revolução sexual, drogas, movimento hippie, taoísmo, Charlie Parker, Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, John Lennon e Martin Heidegger.
Com projeto gráfico diferenciado, que contempla alguns fac-símiles das colunas do autor no Pasquim, o livro é uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho deste escritor que, segundo Caetano Veloso em seu texto de prefácio, foi uma “figura única no panorama intelectual brasileiro”.
De acordo com a resenha da Amazon, “Sem forma ou estrutura determinada, a contracultura nasce e logo se transforma por meio de suas inexplicáveis velocidade e flexibilidade. Luiz Carlos Maciel, entre a sede por aventura e a perplexidade filosófica, criou seus textos no limiar dessas transformações, como um atento observador. Underground procura transmitir ao leitor o alcance de quase seis décadas de produção do principal ensaísta da contracultura brasileira.”
Serviço
Livro: UNDERGROUND
Autor: Luiz Carlos Maciel
Editora Edições SESC
Número de páginas: 180
Preço: R$ 80,00 (capa comum – amazon.com)
COMO ASSISTIR O LOLLAPALOOZA 2025 PELA TV E INTERNET
28 de março de 202514 DICAS ESSENCIAIS PARA APROVEITAR O LOLLAPALOOZA 2025
27 de março de 2025