Urso resgatado de zoológico abandonado na Ucrânia ganha novo lar no Reino Unido

0
249

Um urso negro asiático, de 12 anos, estava preso numa jaula do Zoológico da Ucrânia – ele era o único sobrevivente de mais de 200 animais -, quando foi atingido por bombardeio recentemente. 

Com o impacto, o animal sofreu uma concussão (alteração do nível de consciência devido a traumatismo craniano) e foi encontrado, em péssimas condições, por soldados ucranianos que entraram na aldeia de Yampil, sob ocupação russa há cinco meses.

O urso, que leva o mesmo nome da aldeia, foi retirado dos escombros pelos soldados em uma lona e encaminhado para a Bélgica, onde foi acolhido pelo centro de resgate de vida selvagem Natuurhulpcentrum, que, no momento, cuida de cerca de 10 mil aves e outros animais, sendo 80% nativos do país. Mais cinco dias e ele não teria sobrevivido. 

Foto: reprodução vídeo da SWNS

Ao tomar conhecimento da história de Yampil, o diretor do Zoológico Five Sisters em West Lothian, na Escócia, e equipe foram à Bélgica para conhecê-lo. Eles queriam entender seu real estado de saúde – principalmente mental – antes de fazer planos para este indivíduo de uma espécie rara e ameaçada de extinção.

“Às vezes, os ursos podem sofrer problemas de saúde mental depois de passarem por uma experiência traumática, por isso foi muito importante que entendêssemos Yampil e o que esperar dele”, contou Garry Curran, diretor e chefe de carnívoros do Five Sisters, ao jornal britânico The Guardian. 

Mas, assim que chegaram ao zoológico e ao recinto que ele ocupa, ao verem o urso mastigando um pepino, muito satisfeito, os pesquisadores deram suspiros de alívio.

“Embora ele parecesse um pouco nervoso no início, se adaptou à nossa presença muito bem e não demonstrou nenhum comportamento relacionado a estresse. Parece ser um indivíduo calmo e gentil, o que foi muito reconfortante para todos nós”, completou Curran.

E, assim, o destino de Yampil foi traçado. Depois de viajar 690 milhas (cerca de 110 km), em cerca de 12 horas, ele chegou a seu novo lar, na Escócia, em 12 de janeiro, e ocupou um recinto temporário, onde permanecerá até que o seu seja concluído, certamente até março, abril. 

Para tentar construí-lo mais rapidamente, o zoo lançou campanha de doação em seu site e também no site de crowdfunding Just Giving. A meta é arrecadar 200 mil libras, 100 mil em cada plataforma. 

Até agora foram arrecadadas 70 mil libras e empresas locais também doaram materiais para a construção do recinto. 

Caso a obra não seja concluída até a data marcada e Yampil estiver confortável no recinto temporário, ele poderá hibernar nele, o que permitiria que a construção prosseguisse em ritmo mais lento.

“Já resgatamos ursos antes [de circos itinerantes] e temos instalações fantásticas”, declarou Curran. “No entanto, Yampil é o primeiro urso negro asiático resgatado de quem cuidaremos e ele precisa de um local totalmente novo para atender às suas necessidades especiais”.

Sim, ele merece, ainda mais depois de passar por tanta privação e agressões. Viva Yampil! Que ele seja feliz no Zoo Five Sisters no restante de sua vida.

Assista ao vídeo produzido pela SWNS em seu novo lar, no Reino Unido: https://youtu.be/n3oeRNLlm9k 

Fontes: The Guardian, Zoo Five Stars, Reuters, Good News Network

Foto (destaque): Zoo Five Sisters/divulgação

Mônica Nunes