USO DE HERBICIDA PODE TER CAUSADO ENVENENAMENTO DE CÃES NO RIO DE JANEIRO
Pelo menos 40 cães foram envenenados na zona oeste do Rio, sendo que sete deles morreram. O evento pode ter sido causado pelo uso de um herbicida com glifosato em canteiros do Jardim Oceânico. Herbicida é usado par acabar com mato em canteiros e jardins.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro está trabalhando com a suspeita de que o envenenamento de pelo menos 40 cães na zona oeste e a morte de sete deles podem ter sido provocados pelo uso de um herbicida com glifosato em canteiros do bairro Jardim Oceânico. O produto é utilizado para acabar com matos em canteiros e jardins.
Segundo a investigação feita pela Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DDMA), que ouviu diversos funcionários e moradores de condomínios da região, uma denúncia revelou que um zelador teria sido visto borrifando o pesticida.
O homem já foi ouvido e o material apreendido e enviado para análises em laboratório.
O glifosato é o principal ingrediente ativo de diversos pesticidas e herbicidas. Registrado em 130 países e o mais vendido no mundo, esse agrotóxico tem sua utilização aprovada para mais de 100 cultivos diferentes, apesar de, em 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter alertado que ele provocou câncer em animais tratados em laboratório e é um potencial causador de alterações na estrutura do DNA e cromossomos das células humanas. E em 2022, um estudo associou o glifosato a convulsões em animais.
No Brasil, em 2019, o glifosato deixou de ser considerado “extremamente tóxico” após uma mudança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os tutores dos cães que foram envenenados no Rio relataram que os animais apresentaram sintomas como vômito e salivação excessiva.
O ator Cauã Reymond teve dois cachorros intoxicados; Romeu, que infelizmente morreu, e Shakira, que precisou ser hospitalizada, mas na última sexta-feira (14/07) voltou para casa – ela aparece bem, na imagem este post, compartilhada nas redes sociais.
(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.com.br – Suzana Camargo – 17/6/24 0 – Foto: reprodução Instagram Cauã Reymond)