Viagens no carnaval devem ter gasto médio entre R$2 mil e R$5 mil reais

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Pesquisa do Sebrae-SP revela perfil do consumidor no carnaval e número de pequenos negócios beneficiados pela data.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP revela que neste carnaval a maioria dos consumidores que pretendem viajar (cerca de 40%) devem gastar entre R$2 mil e R$5 mil reais. Esse valor inclui as despesas como locomoção, alimentação, hospedagens e passeios.

A maioria dos moradores de São Paulo pretende realizar as viagens dentro do próprio estado (73%), sendo o litoral o destino mais citado (43%). O feriado também deve beneficiar cerca de 119 mil pequenos negócios do estado de São Paulo, sendo 56 mil MPEs e 62 mil de MEIs.

“O carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes para o pequeno negócio, já que oferece muitas oportunidades para empreendedores de todos os setores. Turismo, comércio, serviços, entre outros setores, são beneficiados. Mesmo quem não é fã de carnaval acaba gastando porque aproveita o feriado prolongado para passear e consumir, seja em viagens ou aproveitando o tempo livre”, afirma Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP.

Ainda de acordo com o levantamento 56% planejam gastar mais do que o ano anterior, sendo que 44% destes pretende gastar mais de 5% a 10% do que no ano anterior. Já entre os que não planejam viajar, 76% pretendem gastar entre R$ 500 e R$ 1.000 em atividades como lazer e alimentação fora do lar.

A viagem familiar é o estilo mais citado na pesquisa, com 35% dos respondentes. A existência de uma programação para o Carnaval contribui para a escolha do destino: 49% irão para bloquinhos de Carnaval de rua; 29% irão em eventos em clubes ou hotéis e 29% para bailes ou festas fechadas.

Com relação ao planejamento da viagem, 52% destacaram que organizam tudo com antecedência. O preço é o atributo mais considerado nesta decisão (42%), seguido pela limpeza, organização e conforto das instalações (30%) e a qualidade dos serviços (29%).

Sobre a Pesquisa
A pesquisa Turismo no Carnaval 2025 é dividida em duas partes. A primeira foi realizada em janeiro por telefone com empreendedores. A segunda foi realizada por e-mail com pessoas físicas do Estado de SP.