VITIMAS DO TRÁFICO E DA GUERRA, FILHOTES DE LEÃO VÃO PARA SANTUÁRIO

0
248

Filhotes de leão vítimas do tráfico foram abandonados em estação de trem em meio à guerra da Ucrânia irão para santuário. Muitos animais têm sido deixados para trás em meio à guerra e ao tráfico de animais silvestres

Em outubro, Taras, Stefania e Lesya foram encontradas dentro de uma bolsa numa estação de trem na Ucrânia. 

As filhotes de leão foram abandonadas ali em meio aos bombardeios por drones russos. As três são fruto do tráfico de animais silvestres e seriam vendidas ilegalmente. Com a guerra que já dura mais de dez meses, esses criminosos tiveram suas atividades interrompidas e muitos bichos têm sido deixados pra trás.

Resgatadas pela organização International Fund for Animal Welfare (IFAW), as filhotes foram levadas para um zoológico na Polônia, o Poznan Zoo.

“Cerca de 200 leões vivem em casas particulares (na Ucrânia) e, à medida que a guerra avança, eles enfrentam resultados cada vez mais sombrios”, afirma Meredith Whitney, gerente do Programa de Resgate de Vida Selvagem da IFAW.

No começo, as três filhotes precisaram ser alimentadas com mamadeiras e passaram por um processo de quarentena. Além do leite, três vezes por dia, elas recebem pequenos pedaços de carne e também outros suplementos e vitaminas.

Leões são predadores no topo da cadeia alimentar. Como carnívoros, mais de 70% da dieta da espécie está baseada em carne e para manter o nível de aminoácidos que seus corpos precisam para sobreviver, eles necessitam desse tipo de alimento.

Nascidas em cativeiro, infelizmente, as três filhotes têm pouquíssima ou quase nenhuma chance de sobreviver na natureza. Foram tiradas do lado da mãe, que as ensinariam o que é necessário para estar na vida selvagem e já se acostumaram demais com o contato humano.

Por esta razão, Taras, Stefania e Lesya serão levadas para um santuário de felinos, nos Estados Unidos. O Wildcat Sanctuary, no Minnesota, cuida de felinos vítimas do tráfico e não é aberto à visitação pública, ou seja, não é um zoológico.

Antes da jornada final até o santuário americano, as filhotes estão se acostumando com a companhia de outra leoa, três meses mais velha, mais já muito maior em tamanho. Prada também foi resgatada por outra organização e a expectativa é que elas formem um grupo e vivam juntas.

Abaixo o encontro entre Prada e as demais filhotes: 

(13) Watch | Facebook

https://www.facebook.com/watch/?v=883944949272749

(Vídeo: Andrew Kushnir; conteúdo e fotos conexaoplaneta – Suzana Camargo – 23/11)