Eleito com 78 mil votos, o novo prefeito foi empossado às 10 horas do primeiro dia do ano na Câmara Municipal. Após, o novo prefeito empossou os secretários, secretários adjuntos e chefes de gabinete, em cerimônia aberta na Praça da Matriz
O 46º. Prefeito de Cotia tomou posse dia 1º. de janeiro, quarta-feira, durante sessão solene promovida pela Câmara Municipal, presidida pelo vereador Rafael Dantas (REP), que, por ser o mais votado, instalou a sessão e a conduziu.
Welington Formiga, 38 anos, eleito pelo PDT, ao lado do vice-prefeito Paulinho Lenha, 59, (PDT), tomou posse em seu primeiro mandato como prefeito de Cotia, eleitos que foram nas últimas eleições com 58,40% dos votos válidos, após o presidente Rafael Dantas ter dado posse aos 17 vereadores eleitos (veja relação no final).
Durante a sessão de posse, Formiga reafirmou alguns de seus compromissos de campanha, informando que irá reorganizar as finanças da prefeitura, com revisão de todos os contratos vigentes para enxugar custos e possibilitar mais sobra de recursos para investimentos em outras áreas, inclusive o Poupatempo da Saúde, uma de suas grandes promessas de campanha.
Outra das promessas de Formiga é a de que seu governo será marcada pela transparência e que todos os servidores municipais terão que trabalhar efetivamente; além disso, afirmou que os secretários e todos os funcionários terão que atender e resolver os problemas apresentados pelos munícipes, sejam quais forem.
Formiga afirmou, também, que “É hora de fazer uma grande revolução social nesta cidade. Eu peço aos senhores vereadores que tenham este entusiasmo, esta fé, porque a Câmara vai ter sempre o meu respeito. Nós temos a obrigação de transformar Cotia e não podemos errar. Queremos governar para todos, mas principalmente para quem mais precisa”.
Outra das afirmações extremamente positivas do prefeito empossado foi de que as crianças devem ser bem alimentadas e ter a sua saúde cuidada até a idade de trabalhar, quando então serão devidamente encaixadas no mercado de trabalho. Com esse acompanhamento, ressaltou, criam-se cidadãos saudáveis, responsáveis – e, na mesma proporção, diminui a necessidade de se construírem cadeias e penitenciárias, porque a possibilidade de cometerem crimes será menor.
1580 ou 1856?
De passagem, Formiga afirmou que, embora haja a comemoração do dia 2 de abril como data de emancipação de Cotia, fato é que Cotia já era vila desde 12 de outubro de 1580, portanto somente 80 anos após o descobrimento do Brasil.
Com esse posicionamento, o Cotiatododia está plenamente de acordo. Realmente, de acordo com o historiador Benedito Calixto (Capitanias Paulistas, 2ª. edição, Casa Duprat e Casa Mavença, S. Paulo, 1927, p. 9 e seguintes)), entre 1560 e 1600 existiam na Capitania de São Vicente (que à época englobava o hoje estado de S. Paulo) quatro vilas, nomeadamente S. Vicente, Santos, São Paulo e Conceição de Itanhaém.
Segundo o historiador, Cotia passou a existir a partir de 1580, juntamente com Parnahyba. É o que se extrai da obra citada, onde Calixto explica claramente que Cotia, na verdade, era o limite da Capitania de São Vicente, “a 35 quilômetros ao poente da villa de São Paulo”. A partir daí, era o sertão bruto. Transcrevemos o trecho a seguir, bastante claro:
“No planalto da serra, nas proximidades da villa de São Panlo, já floresciam também, em 1580, algumas povoações como Parnaliyba e outras que tiveram predicamento de villa no começo do século XV II. Si nessa época a Capitania de S. Vicente não se expandia mais, com novos arraiaes e núcleos, é porque, como dizem Theodoro Sampaio e Gentil de Moura, “ os dominios dos portuguezes, nesse tempo, não iam além de Parnahyba e Cutia, cerca de 35 kilometros ao poente da villa de S. Paulo” .
O Cotiatododia espera que o prefeito passe, agora, a dar real valor ao dia 12 de outubro, ano em que, efetivamente, apenas 80 anos após o descobrimento, nossa cidade já era aldeia. Em 1713, Cotia (então Cutia) foi elevada a Freguesia e, em 2 de abril de 1856, pela Lei Estadual 7, a freguesia foi elevada a categoria de vila, com o mesmo nome.
Parabéns ao prefeito e ao vice-prefeito empossados e que façam um bom governo para o bem da população.
(Da redação – Fotos: Cotiaecia/redes sociais)
TRENS E METRÔ TERÃO NOVA TARIFA A PARTIR DE 6 DE JANEIRO
6 de janeiro de 2025LINHAS INTERMUNICIPAIS DA EMTU TERÃO AUMENTO A PARTIR DE SEGUNDA, 6
6 de janeiro de 2025SAIBA QUEM SÃO OS VEREADORES DE COTIA PARA 2025/2028
6 de janeiro de 2025
More News
-
CAUCAIA TERÁ DESFILE DE BLOCO DE CARNAVAL
6 de fevereiro de 2024 -
PROCON/MG MULTA NETFLIX EM R$ 11 MILHÕES POR CLÁUSULAS ABUSIVAS
23 de julho de 2024