SAIBA COMO FUNCIONA O “GOLPE DOS JUROS EXTORSIVOS” E PREVINA-SE

0
318

Empresas entram em contato com o consumidor e afirma que pode reduzir os juros de seu empréstimo em bancos ou prestações de veículos.  Tudo é bem encenado e o consumidor tem que adiantar “taxas” – só que nunca vai ter diminuição em prestações e nem a devolução da taxa paga.

Há algum tempo, empresas entram em contato com consumidores ou lhe mandam mensagem s de WhatsApp, afirmando que têm condições de reduzir juros de financiamentos de veículos, empréstimos bancários, etc., e ainda conseguem a restituição dos juros pagos a mais.

Mas infelizmente isso é golpe – e dos bracos.

Veja como funciona:  a empresa entra em contato com o consumidor e diz que pode ajudá-lo a reduzir os juros do seu empréstimo. Para isso, a empresa pede uma série de documentos ao consumidor, como a cópia do contrato do empréstimo, a cópia da identidade e o CPF.

Depois de receber os documentos, a empresa diz que vai analisar o caso do consumidor e entrar em contato com o banco ou a financeira que concedeu o empréstimo. A empresa então diz que conseguiu negociar uma redução dos juros e que o consumidor vai receber um reembolso da diferença.

No entanto, muitas vezes, a empresa não consegue negociar uma redução dos juros ou não devolve o reembolso ao consumidor. Em alguns casos, a empresa até mesmo desaparece com os documentos do consumidor.

Se você está pensando em contratar um serviço de redução de juros, é importante tomar alguns cuidados para não cair em um golpe. Primeiro, verifique se a empresa é confiável. Você pode fazer isso pesquisando a empresa na internet ou procurando referências de outros consumidores.

Segundo, não forneça documentos pessoais para a empresa sem antes ler o contrato com atenção. O contrato deve especificar claramente os serviços que serão prestados e os valores que serão cobrados.

Terceiro, não pague adiantado por qualquer serviço de redução de juros. A empresa deve só cobrar depois de ter conseguido negociar uma redução dos juros e de ter devolvido o reembolso ao consumidor.

Se você caiu em um golpe, você pode denunciar a empresa ao Procon ou à Polícia Civil. Você também pode entrar com uma ação judicial contra a empresa para recuperar o dinheiro que perdeu.

Aqui estão algumas dicas para evitar cair em golpes de redução de juros:

  • Pesquise a empresa antes de contratar seus serviços.
  • Não forneça documentos pessoais sem antes ler o contrato com atenção.
  • Não pague adiantado por qualquer serviço.
  • Denuncie a empresa ao Procon ou à Polícia Civil se você cair em um golpe.

(Da Redação –Imagem Youtube)