​PROFESSORES JÁ PODEM SE CADASTRAR NO BANCO DE AVALIADORES DO PNLD 2024

0
163

Segundo o MEC, estão previstos quatro editais de seleção neste ano; podem se inscrever professores das redes pública e privada.

Professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica já podem se cadastrar para compor o Banco de Avaliadores do PNLD 2024. A partir de um processo seletivo, eles vão realizar a avaliação pedagógica das obras escolhidas para o Programa – segundo o MEC, estão previstos quatro editais de seleção neste ano.

O cadastramento pode ser realizado a qualquer tempo, isto é, não há prazo para encerramento. Para se inscrever, os profissionais interessados devem preencher o cadastro eletrônico, disponível na página PNLD Avaliação (ufal.br) e selecionar a opção “Cadastro no Banco de Professores”.

Segundo o MEC, as equipes são formadas com profissionais e especialistas das diferentes áreas e componentes. “Para o Ministério da Educação, é muito importante que haja diversidade de perfis dentre os profissionais cadastrados no Banco, considerando aspectos como raça, gênero, região, atuação e formação profissional e acadêmica. 

Dessa forma, acreditamos que o processo de avaliação pedagógica será cada vez mais eficaz em avaliar com qualidade as obras integrantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático de forma a representar a pluralidade da realidade brasileira”, afirma Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Para trabalhar como avaliador é preciso estar inscrito no Banco de Avaliadores do PNLD. O MEC convida perfis inscritos no Banco e os contrata por meio de Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).

A seleção de profissionais habilitados para participar da avaliação pedagógica do PNLD ocorrerá dentro do Banco de Avaliadores e envolverá professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica, com formação e experiência compatíveis para atuar nas seguintes obras didáticas, literárias, formativas e recursos digitais.

Dúvidas e/ou informações podem ser enviadas para cgmd@mec.gov.br.

(Da redação, com informações da Publishnews/Foto: PNLD)