Museus celebram o aniversário de São Paulo com diversidade cultural

0
246

 

 Memórias, músicas e migrações: Museus celebram o aniversário de São Paulo com diversidade cultural

Explore diferentes facetas da cidade durante as atividades propostas pelos Museus, desde o patrimônio cultural até as experiências musicais e oficinas criativas

 

Os Museus Casa das RosasCasa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade oferecem na ocasião do aniversário de São Paulo uma programação que abrange a cidade de diferentes formas, com músicas, a escrita de Mário de Andrade e uma feira cultural que vai tratar do processo da migração. Algumas atividades requerem inscrição e os links estão disponíveis no final do texto (Serviço).

 

Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade são instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e geridos pela Organização Social Poiesis.

Fique por dentro de alguns destaques.

 

Casa Mário de Andrade

 

A formação livre São Paulo: lugares, memória e patrimônio está com inscrições abertas (clique aqui) e os encontros ocorrem às terças-feiras, 16, 23 e 30 de janeiro, e 6 de fevereiro, das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom. As orientações serão feitas por Eduardo Polidori, consultor, curador e mestre em Museologia pela USP, Marcelo de Paiva, doutor pela FAU-USP e especializado em patrimônio cultural, e Michelli Monteiro, doutora em História e Fundamentos da Arquitetura (FAU-USP) e foi curadora-adjunta de três exposições do Novo Museu do Ipiranga. A atividade traz uma das questões mais intrigantes para Mário de Andrade, explorando os processos e decisões que levam ao reconhecimento de determinados lugares como patrimônio cultural. Os temas incluem as relações do Pátio do Colégio com o apagamento da memória indígena, as descobertas arqueológicas do Quilombo do Saracura e do Cemitério dos Aflitos em relação à negligenciada presença afro-brasileira na região.

 

O Núcleo de Ação Educativa do Museu preparou a oficina Bonecos de papel: Mário de Andrade em São Paulo, que acontecerá no dia 25 de janeiro, das 14h às 15h30. Conduzido pela arte-educadora Carô Luvisotto, este encontro convida os participantes a fazer bonecos de papel inspirados em Mário de Andrade e na época em que o escritor viveu. Ao personalizar os bonecos e criar cenários que evocam a atmosfera cultural da cidade, a turma mergulha em uma jornada lúdica e educativa. A atividade será realizada no orquidário do Museu Casa das Rosas e as inscrições estão abertas no site.

 

Em celebração aos 470 anos da cidade que inspirou Mário de Andrade, o Museu também realiza o Encontro Peripatético Caminhada do Turista Aprendiz: incursões pela história de São Paulo, em parceria com Rafael Gushiken, guia e consultor de turismo, educador e criador da operadora SP da Garoa. O evento será no sábado, 27 de janeiro, das 10h às 13h, e as inscrições podem ser feitas aqui. O percurso levará ao processo de elevação da Vila de São Paulo dos Campos de Piratininga, na colina do Triângulo Histórico, até a constituição da metrópole do século XX, com foco especial na considerada primeira periferia da cidade, o bairro da Liberdade. O ponto de encontro será na Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo.

 

A agenda completa da Casa Mário de Andrade que celebrará os 470 anos de São Paulo pode ser acessada no site do Museu.

 

Casa das Rosas 

 

No dia 25 de janeiro, das 11h às 16h, a Feira Multicultural: trabalhos do mundo ocupa o jardim do Museu Casa das Rosas. O evento é promovido pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio e fomenta a autonomia da pessoa migrante e em situação de refúgio por meio de atividades empreendedoras. A atividade ainda traz diálogos entre essas pessoas e o público, por meio da apresentação de trabalhos e culturas dos expositores participantes.

 

Das 13h às 14h30, a Casa também será palco para o evento Sons da Paulista, inspirado nos músicos que, por iniciativa própria, encantam as pessoas que passam pela Avenida Paulista. Entre os artistas, há jovens e veteranos que tocam os mais diversos instrumentos e gêneros musicais. Entre os convidados estão o saxofonista, instrumentista e compositor Vinicius Chagas, a cantora e compositora paulista Gisele Lira e a cantora e compositora Myrella Nascimento.

Também no dia 25 de janeiro, encerrando a noite, das 18h às 19h, o jardim recebe o Jacking Baile, uma experiência de House Dance ao som de batidas eletrônicas proporcionada pela Nós D’água Companhia de Dança. A atividade começa com uma aula de House Dance conduzida por um professor convidado, seguida por um baile ao vivo, ambos acompanhados por uma banda.

No mesmo dia, uma atividade pelo jardim para as crianças e o sarau Chama poética, formado por recital de poemas e de canções, completam a comemoração de aniversário da capital paulista. Clique aqui e fique por dentro da agenda completa.

 

Casa Guilherme de Almeida

 

Os pequenos também têm espaços na agenda focada no aniversário de São Paulo. É o caso da quinta-feira, 25 de janeiro, das 10h às 11h, quando o museu Casa Guilherme de Almeida realiza a atividade Pintura Natural, com o arte-educador Rodrigo Vieira.

A oficina oferece uma experiência de pintura com tintas naturais para as crianças de até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis, a fim de estimular a criatividade, socialização e sensibilização para o espaço museológico. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.

 

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

 

Serviço:

 

Casa Mário de Andrade

Curso livre

SÃO PAULO: LUGARES, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

Com Eduardo Polidori, Marcelo de Paiva e Michelli Monteiro

Terças-feiras, 16, 23 e 30 de janeiro, e 6 de fevereiro, das 19h às 21h

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom

Inscrições aqui – Prazo: 15/01

Vagas: 300

 

Encontro Peripatético

CAMINHADA DO TURISTA APRENDIZ: INCURSÕES PELA HISTÓRIA DE SÃO PAULO

Com SP da Garoa

Sábado, 27 de janeiro, das 10h às 13h

A atividade será realizada presencialmente, com ponto de encontro na Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01016-040

Inscrições aqui – Prazo: 26/01

Vagas: 40

 

Oficina

BONECOS DE PAPEL: MÁRIO DE ANDRADE EM SÃO PAULO

Com Carô Luvisotto

Quinta-feira, 25 de janeiro, das 14h às 15h30

A atividade será realizada na área externa do Museu Casa das Rosas

Inscrições aqui – Prazo: 24/01

Vagas: 15

 

Funcionamento:

A Casa Mário de Andrade está passando por restauro.O telefone atual para contato é o (11) 4096-9900 (ramal: 9854). ou pelo e-mail disponível no site.

Atividades presenciais ocupam a Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Programação gratuita

 

Casa das Rosas

Não há necessidade de inscrição para as atividades abaixo

Local: jardim do Museu

25 de janeiro, quinta-feira

 

Feira multicultural
TRABALHOS DO MUNDO
Com Coletivo Ponto Zero do Refúgio
11h às 16h

Apresentação musical
SONS DA PAULISTA
Com Vinicius Chagas, Gisele Lira e Myrella Nascimento
13h às 14h30

Apresentação musical
JACKING BAILE
Com Nós D’água Companhia de Dança
18h às 19h

Acesse a agenda completa do dia 25/01 – Clique aqui

 

Funcionamento: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Jardim aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Programação gratuita

Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente, entrando em contato com o Núcleo de Ação Educativa do Museu – clique aqui.

Visitas guiadas com a duração de 1h30.

Acessibilidade: rampa, pisos podotáteis, banheiros adaptados e recursos de acessibilidade no espaço expositivo.

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Os contatos estão disponíveis no site.

 

Casa Guilherme de Almeida

Oficina

PINTURA NATURAL

Com Rodrigo Vieira

Quinta-feira, 25 de janeiro das 10h às 11h

Inscrições aqui – Prazo: 24/01

Vagas: 10

Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Tel.: (11) 3672-1391 | 3868-4128

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

Programação gratuita

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas é um dos principais Museus da Cidade de São Paulo e o seu acervo bibliográfico é composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o Museu foi construído em 1935 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e possui características clássicas

da arquitetura francesa, atraindo assim milhares de visitantes que buscam conhecer a Cultura Brasileira, bem como o próprio espaço.

 

Sua programação, diversa e plural, é composta por exposições, cursos, palestras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, performance, apresentações teatrais, entre outras. O Museu é gerido pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis.

 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa

Camila Barbosa | (11) 4096-9886

Kallany Ruiz | (11) 4096-9886

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Para os contatos de e-mails, acesse a área de Imprensa da Poiesis

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo | Assessoria de Imprensa

(11) 3339-8062 | (11) 3339-8585 | (11) 99370-2761 (plantão)

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da SEC.

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

 

Da esquerda para a direita: Grupo de dança Jacking Baile. Foto: Acervo pessoal; Grafite de Mundano à vista da Praça João Mendes. Foto: Rafael Gushiken; e Oficina de pintura natural. Foto: Divulgação