PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ENCHENTES, MAS PEDE COLABORAÇÃO

0
200

O descarte irregular de resíduos sólidos é crime ambiental e a população deve denunciar pelo 0800-878 1100; o descarte de lixo, entulho e móveis descartados em córregos e vielas potencializa o impacto das chuvas, por dificultar o escoamento pluvial.

 Desde os últimos meses de 2023 até o momento, a cidade de Cotia registrou diversos episódios de chuvas volumosas, causando transtornos na vida dos moradores, como alagamentos, enchentes, quedas de árvores, entre outros.

De acordo com a prefeitura, as ações de prevenção aos impactos das chuvas foram ampliados e intensificados, com  limpeza de bueiros, ampliação da drenagem urbana, limpeza de ruas, desassoreamento de córregos, entre outros. No entanto, a quantidade de lixo, entulho e móveis descartados de forma irregular potencializa ainda mais o impacto das fortes chuvas, pois dificultam o escoamento pluvial.

Ainda segundo a prefeitura, diariamente suas equipes estão em diversos pontos da cidade, com ações preventivas, além de ações emergenciais. Parte dos trabalhos é realizada por meio de máquinas, tratores, caminhões e, em muitos casos, a limpeza precisa ser feita manualmente. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, de novembro de 2023 até o momento, mais de 30 córregos foram desassoreados.

 Além do assoreamento causado por terra, galhos e vegetação arrastados pela água, as equipes retiram muito lixo, entulho, móveis e outros objetos que são descartados de forma irregular nas ruas e nos córregos. “Descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental. Uma pessoa que comete este crime age com potencial de prejudicar um bairro inteiro. Quem vir este tipo de crime, deve denunciar”, disse Agnaldo Gomes, Secretário do Verde e do Meio Ambiente de Cotia.

 A Lei Municipal 1.151/2001 tipifica como crime ambiental o descarte irregular de resíduos sólidos no município. Denúncias podem ser feitas para a Secretaria de Verde e do Meio Ambiente, pelo telefone 0800-878-1100, ou diretamente para a Guarda Civil Ambiental 153. O ideal é que a denúncia seja feita assim que o crime estiver sendo cometido para aumentar as chances de flagrante.