CÂMARA APROVA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO “SEO” PIETER

0
238

Falecido ontem, o fundador da Anuepo – Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza, Petrus Johannes Maria de Jong, ficou conhecido em toda Cotia pelo espírito humanitário e caritativo.

A Câmara Municipal de Cotia aprovou por unanimidade Moção de Pesar apresentada pelos vereadores Sergio Folha e Edson Silva, pelo falecimento do senhor Petrus Johannes Maria de Jong, que faleceu ontem com 100 anos de idade.

“O seo Pieter, como era conhecido, foi um cristão na verdadeira acepção da palavra. O seu lema sempre foi ajudar as pessoas carentes, tendo como alvo a família. Em uma de suas entrevistas, ele afirmou que ‘todo o mal que existe na Terra hoje em dia começa na família. Se a família não for bem estruturada, vai tudo por água abaixo’. E ele cumpriu bravamente a missão a que se propôs, só merecendo de toda a sociedade, representada pela Câmara, todo o agradecimento que se puder lhe dar. Sentiremos saudades da pureza do seu Pieter”, declarou o vereador Sergio Folha.

O sr. Petrus ou Pieter, como era conhecido, nasceu na Holanda, de onde se deslocou para o Brasil em 1951, atuando como voluntário num grupo de ação católica. Depois de nove anos no Nordeste, mudou-se para São Paulo e, em 1972, chegou em Cotia, iniciando seu trabalho social ouvindo os carentes, dando assistência espiritual e alimentos na Paróquia Santo Antonio e depois na Igreja Nossa Senhora do Brasil, ao mesmo tempo em que atendia os carentes em sua própria residência.

‘Em novembro de 2003 fundou a “Nuepo – Núcleo de Enfrentamento da Pobreza Pieter e Lourdinha”, que em 2015 passou a adotar o nome público Anuepo – Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza, “propiciar à população carente recursos materiais mínimos para uma vida com mais dignidade e justiça, com respeito ao ser humano e crença na sua potencialidade transformadora”. A instituição foi declarada de utilidade pública municipal em 2006.

Em sua longa trajetória de vida, seu Pieter ajudou mais de 20 mil pessoas e seus familiares. Foi fundador do Natal Solidário, iniciado em 1995, com brincadeiras, palestras, orações e distribuição de alimentos e presentes para até 1.500 pessoas, beneficiando algumas centenas de famílias pobres. Participou em 2001 da fundação do CEPAE –  Centro de Profissionalização e Apoio ao Emprego, entidade voltada à capacitação para atender a demanda por mão de obra.

Seu Pieter recebeu o título de Cidadão Honorário de Cotia em 2004 e, em 2005 lançou o livro Menos pobreza na Terra, mais alegria no Céu, onde conta a trajetória de sua vida devocional aos excluídos. Toda a renda auferida com a venda dos livros foi revertida em prol da ANUEPO.

Os vereadores afirmam ainda que a moção é uma singela homenagem para tornar público um pesar que, na verdade, é de todos os cotianos, porque vai-se embora o homem que se tornou uma lenda com a sua bondade, deixando  como legado o seu exemplo de homem cristão, voltado aos pobres e incansável batalhador pelo bem-estar do próximo.