MORRE PRIMEIRO COMANDANTE DA GUARDA CIVIL DE COTIA

0
311

Tenente Ulysses Pereira Sobrinho, então sargento, foi o primeiro comandante da Guarda Civil, criada pelo então prefeito Ivo Mario Isaac Pires, em 1983 e operante a partir de 1984. Instituição completa 39 anos de criação em dezembro próximo

Corria o ano de 1983 e o prefeito eleito, Ivo Mário Isaac Pires, estava em seu primeiro ano do terceiro mandato. Entre as várias promessas feitas pelo prefeito reeleito estava a criação da Guarda Civil, então já existente em Americana (criada em 1964), que atuava como corporação uniformizada e armada.

O município tinha nessa época 63 086  habitantes, segundo o IBGE, mas já mostrava sinais de violência. A Polícia Militar dispunha de poucos homens no município, e uma força armada era necessária.

Ivo Isaac Pires era um homem de ação. Pensava, agia, fazia. Assim, pela lei municipal 03/83, de 23 de dezembro de 1983, criou a Guarda Municipal de Cotia, “para o exercício de vigilância diurna e noturna, como serviço público local de colaboração na segurança pública…” A denominação da corporação foi alterada para Guarda Civil de Cotia, em 1991.

Para criar a Guarda, o prefeito designou o então Consultor Jurídico da Prefeitura, Dr. Mauro Isaac Pires, juntamente com o sargento Ulysses Pereira Sobrinho, egresso da Polícia Militar do Estado, para pesquisar como funcionaria a então GM.

O sargento Ulysses e o Dr. Mauro, juntamente com outros integrantes do governo envolvidos, percorreram os muitos caminhos que levaria à criação da GM, principalmente visitas a Americana, de onde colheram os muitos exemplos para a instituição, adaptando-as para Cotia.

E, em 1984, a Guarda Municipal foi às ruas pela primeira vez. Suas viaturas eram Fiat 147 e o desfile foi marcado pelo contingente ainda pequeno – 35 homens, acrescidos de mais 32 guardas no mesmo ano, totalizando 67 guardas em operação – um contingente grande para a época.

Houve na época enorme colaboração do Poder Judiciário, que autorizou que os guardas andassem armados, tal como em Americana – mas para se chegar a isso, a luta que o sargento Ulysses e Mauro foi grande – mas vitoriosa.

O sargento Ulysses foi o primeiro comandante da Guarda, nomeado pelo prefeito Ivo em 1984 e, à época, o Dr. Mauro Pires foi nomeado Presidente da Guarda, tendo a obrigação de supervisionar e cuidar dos eventuais problemas que aparecessem.

Ulysses Pereira Sobrinho ficou muitos anos à frente da instituição, sendo substituído por vários outros ao longo desses quase 40 anos, todos de inegável competência. Mas quem moldou, norteou, deu as diretrizes e disciplinou os primeiros contingentes de guardas-civis foi sempre o comandante Ulysses.

Ulysses Pereira Sobrinho nos deixou ontem, 9 de setembro, de causas não reveladas. A ele, o Cotiatododia presta suas homenagens, pelo relevante papel desempenhado na segurança do município. 

(Antonio Melo – da redação – Fontes: Arquivo pessoa, Blog Guarda Civil de Cotia (marciolau.com.br). Fotos: Blog e página Cotia de Antigamente (Facebook). Foto do tenente Ulysses: reprodução do Facebook)

 

Brasões da Guarda Civil de Cotia; à esquerda, o primeiro, de 1984.

O contingente da Guarda, em 1984. À direita, o Comandante Ulysses Pereira Sobrinho

Tenente Ulysses Pereira Sobrinho