REUNIÃO NA REGIÃO DA GRANJA VIANA DISCUTE AÇÕES PARA SEGURANÇA

0
118

Reunião teve presença de mais de 40 pessoas, interessadas em discutir a crescente onda de violência na região da Estrada da Capuava; autoridades estiveram presentes e prometeram providências.

No último dia 9 de setembro, em reunião intermediada vereador Sergio Folha (PL), reuniram-se mais de 40 moradores da região da Estrada do Capuava e da Estrada do Embu,  para discutir a crescente onda de violência na região, com a presença, além do vereador, da Delegada de Polícia Dra.  Monica Gamboa, titular de Cotia, mais o Secretário da Segurança Pública de Cotia, Coronel Odair Marcelo de Camargo.

A pauta – insegurança – foi o tema central da reunião. Todos os moradores tiveram oportunidade de expor seus pontos de vista e em seguida tanto a Delegada Dra. Mônica como o Secretário Coronel Odair explanaram seus pontos de vista, afirmaram as ações que estão sendo tomadas para o combate ao crime e prometeram mais providências efetivas para diminuir a insegurança dos moradores.

Sem revelar, por motivos óbvios, quais seriam esses planos, a Dra. Monica explicou aos moradores que as autoridades policiais e paramilitares de Cotia estão atentos à violência e estão sendo mapeados os pontos mais perigosos e que planos efetivos já estão em andamento.

Uma das questões enfatizadas pelas autoridades foi o Boletim de Ocorrência. Tanto para a Delegada como para o Secretário, o famoso “B.O” é o retrato do fato, porque ali estão a data, o local, o horário, o modus operandi dos criminosos – e isso auxilia, e muito, as ações que devem ser tomadas.

Na opinião do vereador Folha, organizador da reunião, “o encontro foi muito positivo, porque dá aos moradores uma certa segurança de que providências estão sendo realmente tomadas. A região da Granja Viana, infelizmente, é muito vulnerável, porque é um ponto de saída para os municípios vizinhos.”

“Ou seja – prosseguiu o vereador – “a partir do km. 21 da Raposo, há várias saídas pelo Rodoanel, para a Capital, Barueri, Osasco, Carapicuíba; a Estrada da Aldeia também dá saída para Carapicuíba e região, assim como a Avenida São Camilo e a Estrada Fernando Nobre, que dá acesso a Jandira, Barueri e Osasco. Do outro lado da Raposo, temos saída para o Embu das Artes pela Estrada da Capuava, pela Estrada do Embu, sem contar as várias saídas existentes para a região de Ibiúna”.

“Ou seja, enfatizou o vereador, “é um queijo suíço de tantos buracos e saídas que tem. Vamos propor na próxima sessão a instalação de câmeras de segurança, para vigilância de todas as saídas de Cotia, com OCR, que reconhece em tempo real as placas e dará mais possibilidade de se mapear a entrada e saída de veículos e motos provindos de outras cidades da região”.