Evento global de observação de aves incentiva biólogos, ornitólogos e amadores apaixonados por aves a registrar o maior número de espécies possível em um dia.
Há cerca de dez dias foi realizado o October Big Day, um evento global de observação de aves que, todos os anos, no mês de outubro, incentiva biólogos, ornitólogos e amadores, apaixonados por esses animais, a registrar o maior número de espécies possível em um único dia.
No Brasil, diversos profissionais, organizações e observadores de aves participaram do desafio. Como resultado, em apenas 24 horas, no dia 12 de outubro, foram avistadas 340 espécies de pássaros na Grande Reserva Mata Atlântica, uma área de cerca de 3 milhões de hectares, localizada entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
As observações ocorreram em diferentes regiões, como Itanhaém e Cananéia (SP) e Barra do Ararapira, Antonina e Morretes (PR). Uma das entidades que se engajou na iniciativa foi a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).
Com ajuda do ornitólogo Luciano Breves e o especialista em aves da Mata Atlântica, João Maria dos Santos, foi possível identificar 42 espécies na Reserva Natural Guaricica, em Antonina – área essa mantida pela SPVS. Entre elas estão o tié-sangue (Ramphocelus bresilia), o suiriri (Tyrannus melancholicus), a saíra-sete-cores e o saí-azul (Dacnis cayana), que aparece em destaque no alto dessa reportagem.
Algumas das espécies documentadas, como o jaó-do-litoral (Crypturellus noctivagus), a araponga (Procnia nudicollis) e o tucano-do-bico-preto (Ramphastos vitellinus), são classificadas na categoria ‘vulnerável’ à extinção.
No final de 2023, após a participação do Legado das Águas no October Big Day, o trecho da Grande Reserva Mata Atlântica, situado no estado de São Paulo, foi reconhecido como o segundo melhor território do Brasil para a observação de aves.
O October Big Day e o Global Big Day, que acontece anualmente no mês de maio, são eventos organizados pela plataforma internacional eBird, do Laboratório de Ornitologia de Cornell, instituição de pesquisa e educação dedicada ao estudo das aves, vinculada à Universidade Cornell, nos Estados Unidos.
(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.com.br – Suzana Camargo = 21/10/24 – Foto: Lado a lado, um ti-sangue e um bem-te-vi. Crédito: Reginaldo Ferreira)
|