Investimentos em duplicação e melhorias na rota que abrange a Rodovia SP-029 e trechos urbanos de Cotia e Embu das Artes somam R$ 730 milhões e vão beneficiar municípios da Grande São Paulo
Com 225 mil veículos trafegando diariamente, o trecho Oeste é o mais movimentado do Rodoanel Mário Covas.
Para melhorar o fluxo nesta parte importante da rodovia, o Lote Nova Raposo prevê a criação de uma rota paralela, composta pela Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) e trechos urbanos dos municípios de Cotia e Embu das Artes. Os investimentos para duplicação e melhorias neste trecho somam R$ 730 milhões.
A rota vai conectar as rodovias Régis Bittencourt (BR-116), Raposo Tavares (SP-270) e Castelo Branco (SP-280). A intervenção vai melhorar o fluxo de veículos e reduzir a pressão sobre o Rodoanel Oeste, otimizando o escoamento do tráfego de veículos leves e pesados entre as diversas regiões metropolitanas.
O investimento também vai ajudar a otimizar o trânsito, diminuir os congestionamentos e riscos de acidentes, principalmente no trecho entre Cotia e São Paulo.
Melhorias viárias
A concessão da Nova Raposo, com leilão agendado para 28 de novembro, prevê a gestão de 92 quilômetros de rodovias e inclui também a modernização das infraestruturas de acesso. As melhorias englobam a instalação de sistemas de monitoramento e gestão de tráfego, novos pontos de ônibus, alças de acesso, passarelas e iluminação, entre outros. O projeto conta com investimentos estimados em R$ 7,9 bilhões ao longo de 30 anos.
A futura concessionária deverá implementar pórticos do Sistema Automático Livre (free-flow), eliminando a necessidade de cabines de pedágio e permitindo passagem sem parada. Haverá descontos para usuários frequentes: 10% para mais de dez passagens e 20% após a 21ª. Veículos com tags terão 5% de desconto adicional. As tarifas vão variar de R$ 0,54 a R$ 4,84, e serão cobradas após a conclusão das obras.
Nos trechos já concedidos (operado pela ViaOeste), a partir de abril de 2025 haverá uma redução de até 28% na tarifa cobrada nas atuais praças de pedágio.
(Fonte: Gov. do Estado. Imagem: Projeto da Nova Raposo busca melhorar o tráfego e reduzir acidentes. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação(
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