Pregão ocorreu ontem, 28 de novembro; projeto, segundo o governo, vai modernizar a Raposo Tavares na área urbana entre Cotia e São Paulo. Mas existem muitas controvérsias a respeito, inclusive dos imóveis que deverão ser desapropriados.
A EcoRodovias venceu o leilão do Lote Nova Raposo com lance de R$ 2,1 bilhões. O pregão da Nova Raposo ocorre nesta quinta-feira (28) na Bolsa de Valores (B3) e fecha a Maratona de Leilões 2024 do Governo de São Paulo. O projeto vai modernizar a Raposo Tavares (SP-270) na área urbana entre Cotia e São Paulo. As melhorias vão ajudar a solucionar problemas de segurança e congestionamento no trecho.
O investimento total previsto na parceria com a iniciativa privada é de R$ 7,9 bilhões em 30 anos de concessão. O projeto também se compromete com a sustentabilidade, com acompanhamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). No total, dez municípios paulistas serão beneficiados, incluindo: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.
Propostas da Nova Raposo
Confira as propostas do leilão do Lote Nova Raposo, em que a EcoRodovias saiu vencedora
- EcoRodovias R$ 2.190.800 bilhões – ágio de 47.117,67%
- Grupo EPR R$ 1.170.800 bilhão – ágio de 25.133,91%
- CCR R$ 1.040 bilhão – ágio de 22.314,81%
- Via Appia R$ 477.480 milhões – ágio de 10.190,99%
Ciclofaixa na Nova Raposo
No Lote Nova Raposo, a previsão é de instalação de ciclofaixa entre São Paulo e Cotia, nas marginais da SP-270, do km 10,94 ao km 32,41”, explica a diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Raquel França Carneiro.
No decorrer do contrato da concessão, a empresa vencedora do leilão deverá realizar estudos de viabilidade para a implantação de mais quilômetros de vias para uso de bicicletas, como avaliação de trechos onde há maior circulação de usuários.
Meio ambiente
Todas as obras do projeto terão licença ambiental, considerando o reflorestamento e como será realizado. O contrato de concessão também prevê o carbono zero de minimização e compensação de gases poluentes. O projeto também segue as melhores práticas locais e internacionais socioambientais.
Nesse caso, a futura concessionária terá de aprofundar os estudos e seguir as diretrizes para a implantação de melhorias nos trechos: atendimento à legislação nacional, estadual e municipal relevantes, estudo de impacto socioambiental, licenciamento ambiental e outros requisitos legais pertinentes.
Modernização
A futura concessionária também deverá implantar pórticos do Sistema Automático Livre (free flow), eliminando a necessidade de cabines de pedágio e permitindo passagem sem parada. Além disso, haverá descontos para usuários frequentes (DUF), sendo 10% para mais de dez passagens e 20% após a 21ª. Os veículos com tags terão 5% de desconto adicional. As tarifas nos pórticos vão variar de R$ 0,54 a R$ 4,84, mas a cobrança será após a conclusão das obras. Nos trechos já concedidos, a tarifa será reduzida em média 28% a partir de 2025.
Mais segurança
A Raposo Tavares, no trecho de chegada a São Paulo, é a rodovia estadual com maior número de acidentes e mortes em todo o estado. Segundo dados do InfoSiga, são dois acidentes por dia em média, no trecho entre São Paulo e Cotia. Para melhorar a fluidez, trafegabilidade e reduzir os acidentes na via, o projeto Nova Raposo prevê diversas intervenções, como a adoção da metodologia iRap (International Road Assessment Programme) para segurança rodoviária, que vai classificar o grau de segurança das estradas paulistas por meio de indicadores internacionais em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP).
Novas vias marginais
A concessão do Lote Nova Raposo terá a implantação de 43 quilômetros de vias marginais contínuas ao longo de todo o trecho urbano entre São Paulo e Cotia, em ambos os sentidos da pista principal. As marginais foram projetadas para oferecer uma melhor fluidez do tráfego e segurança para usuários de veículos, pedestres e ciclistas. Os investimentos previstos nas marginais são de R$ 432 milhões.
A transformação das marginais em uma via contínua permitirá uma melhor organização dos acessos, sendo direcionados para a marginal os 46 novos acessos, o que reduzirá o tráfego na via principal. Essas pistas servirão como alternativa gratuita e, ao mesmo tempo, possibilitarão a implementação de corredores de ônibus por parte das prefeituras, atendendo a uma demanda da região.
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