A Congada será no dia 14 de maio e no dia 13 de maio haverá Encontro Cultural em homenagem ao evento.
A Congada de São Benedito, que já foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia (Lei 1823/2014), está de volta às ruas, depois da pandemia, agora presencialmente.
A festa será retomada este mês, no ano em que completa 71 anos de história na cidade de Cotia. História que começou a ser escrita por Benedito Pereira de Castro, o Seu Dito, como era conhecido.
Seu Dito deixou um legado de amor à congada e à cultura popular. Este legado segue vivo pelas mãos de sua filha, Elisete Aparecida Castro, e de outros familiares e amigos, aos quais ela chama de ‘irmandade’. Pessoas imbuídas do desejo de não deixar o congo em Cotia morrer. “[congada] é manifestação de alegria, momento em que as pessoas do congo demonstram alegria nas ruas, sensação de liberdade, porque isso é a congada: é liberdade”, descreveu. “Os negros já vieram da África com a sua cultura milenar passaram a ser chamados de escravos aqui no Brasil, porque lá eram reis, príncipes e princesas”, completou Elisete.
Neste ano, a festa será no dia 14 de maio, com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer e de Turismo. Antes, no dia 13 de maio, haverá Encontro Cultural em homenagem à Congada.
A programação será divulgada ainda nesta semana.
A prefeitura fez entrevista com dona Elisete, a festeira deste ano, que pode ser conferida no Portal de Cotia (Ela está de volta: Congada de São Benedito faz 71 e comemora com evento presencial | Prefeitura de Cotia)
BRASIL PEDE DESCULPAS PUBLICAMENTE PELA ESCRAVIZAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS
22 de novembro de 2024“BRINCADEIRAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS” CELEBRA 20 ANOS COM APRESENTAÇÕES EM COTIA
22 de novembro de 2024MINISSÉRIE ‘TINHA UMA JANELA’ GANHA EXIBIÇÃO ESPECIAL EM COTIA
21 de novembro de 2024
More News
-
PUBLICADO EDITAL DO CONCURSO UNIFICADO PARA 389 VAGAS NA JUSTIÇA ELEITORAL
31 de maio de 2024 -
TJ/SP QUER AUMENTAR TAXA JUDICIÁRIA; ENTIDADES SÃO CONTRA
14 de dezembro de 2022