SEMANA DO TRÂNSITO: COMO TER MAIS SEGURANÇA

0
314

Cuidado e atenção devem ser redobrados para que todos dirijam com tranquilidade e evitem possíveis acidentes

Dirigir com segurança é uma tarefa que exige responsabilidade e máxima atenção, não só de forma individual, mas também coletiva, seja para motoristas ou pedestres. Por isso, conduzir veículos com prudência é o dever de cada cidadão.

Segurança no trânsito é um assunto importante para todos, e desrespeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pode implicar em ocorrência de acidentes, resultando até em casos graves, além de multas e pontos na CNH. 

Todos merecem ter um percurso sem interrupções, com isso, listamos sete dicas de como ser um motorista mais seguro no trânsito no dia a dia. 

Na semana internacional do trânsito, relembre algumas poucas dicas indispensávbeis para que possa dirigir tranquilo, com confiança e em paz.

Confira:

1- Uso de celular

Além de ser uma infração grave e passível de multa, mexer no celular ao volante é muito perigoso, pois tira a atenção do motorista podendo causar acidentes.

2- Limites de velocidade

O excesso de velocidade é um dos principais causadores de acidentes, por isso, os limites impostos nas ruas e estradas devem ser respeitados, evitando os riscos de acidentes, sejam leves ou de maior gravidade.

 

3- Uso de cinto de segurança

Parece óbvio, mas é sempre importante destacar que o uso é obrigatório e indispensável tanto para motorista e passageiros (banco da frente e de trás). Muitos casos graves podem ser evitados se essa norma for devidamente respeitada.

4- Se beber, não dirija

O álcool e volante não combinam, pois comprometem a visão e movimentos. Não seja imprudente com você e outras pessoas. Vá de táxi ou carro de aplicativo, mas não dirija!

5- Manutenção em dia

Vistorias não realizadas e problemas mecânicos não checados podem contribuir para acidentes. Procure manter tudo em ordem para dirigir sem surpresas.

6- Sinalização correta

Usar a seta informa a outros motoristas qual será sua próxima ação. Além de você, outras pessoas também precisam andar com segurança. Ah, é importante também respeitar sinais de PARE, por exemplo, em todos os lugares.   

 

7- Gentileza sim, provocação não!

Caso receba provações no trânsito, ignore. Evite discussões desnecessárias, pois assim terá um percurso em paz.

(Fonte e foto – HDI Seguros_