COTIA ESTÁ PREPARADA PARA RECEBER O 5-G

0
264

Ativação do sistema 5-G, autorizada pela ANATEL, necessita de legislação adequada e a prefeitura informa que já está preparada.

Em final de janeiro, a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações –autorizou Cotia, entre outros municípios, a receber a ativação do sistema 5-G, dependendo no entanto das operadores oferecerem o serviço.

Uma das exigências para que o serviço possa ser implantado é a existência de legislação adequada. Segundo o coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, Diego Della Torres, “Alguns municípios sofrem com o atraso na adaptação de suas legislações locais para que fiquem aderentes com a Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015), responsável por atenuar os impasses burocráticos previstos para a instalação da infraestrutura necessária para o 5G em todo país.”

Mas, de acordo com a Prefeitura de Cotia, o município já tem a legislação adequada, preparada para receber o sistema 5-G. O Cotiatododia indagou da Secretaria de Comunicações da Prefeitura se havia legislação adequada, e a resposta foi que sim:

A Prefeitura de Cotia informa que a legislação municipal existente (Lei Complementar 75/2007) já disciplina no território do Município de Cotia as instalações dos equipamentos necessários a difusão do sinal 5G e, no momento, não necessita de adequação.”

Essa é uma ótima notícia para quem está esperando a ativação do sinal.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA 5G

De acordo com  o coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, na educação estudantes  irão usufruir da excelente qualidade de conexão na modalidade de ensino à distância.. Atualmente, muitas plataformas utilizam recursos online para diferentes níveis de cursos que vão desde séries iniciais até especializações. O uso de realidade virtual e aumentada tem o potencial de revolucionar a forma de aprendizado, com experiências imersivas sobre o corpo humano ou a com a possibilidade de explorar locais remotos, como museus e sítios arqueológicos, sem sair da sala de aula.
 

Na área de saúde, com a otimização dos atendimentos e troca de informações, será possível realizar procedimentos mais ágeis e obter resultados em muito menos tempo. Os avanços vão além. Os profissionais conseguirão realizar cirurgias complexas à distância graças à precisão e baixo tempo de latência da sucessora do 4G. Os benefícios alcançam até mesmo os cofres públicos, que poderão melhorar a performance e rentabilidade do sistema como um todo.

O 5G permite, por exemplo, conectar plataformas de transporte público, instalar semáforos que se adequem ao volume de trânsito, promover uma coleta mais eficiente de lixo, auxiliar no melhor consumo

(Fonte Conexis Brasill/Divulgação)