“ORLANDO BRASILEIRA”: OLIMPIA RECEBEU 1 MILHÃO DE TURISTAS

0
369

Número superou as expectativas do setor de turismo para a alta temporada e bate recorde, inclusive na ocupação hoteleira; para o Carnaval, prefeitura espera mais de 20 mil pessoas por dia, durante os quatro dias.

A Estância Turística de Olímpia foi o destino de 1 milhão de turistas nessas férias, superando as expectativas do setor de turismo para a alta temporada e batendo recorde na visitação da cidade, no período.

Segundo a secretaria de Turismo e Cultura, a estimativa do município era de, ao menos, chegar ao quantitativo registrado na hotelaria local, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, que foi de 880 mil hóspedes. No entanto, os números surpreenderam mais que o esperado, com cerca de 960 mil pessoas hospedadas e, podendo ser ainda maior, tendo em vista que a pesquisa não considera os visitantes que frequentam os parques na modalidade day use, sem se hospedar na cidade.

O levantamento é do Boletim de Ocupação, elaborado pelo ORTE – Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia, com o apoio da secretaria municipal, realizado junto aos meios de hospedagem e divulgado ontem (07/2).

Ainda de acordo com o relatório, o mês de janeiro foi histórico, se consagrando como o mês com melhor ocupação de todos os tempos na hotelaria, com quase 550 mil turistas, uma média de mais de 17 mil pessoas por dia. Dezembro também bateu recorde, registrando mais de 410 mil turistas, sendo o melhor desempenho para o mês na história da cidade.

A estimativa de visitantes para o carnaval, primeiro fim de semana prolongado do ano, é de 90.500 pessoas entre 17 e 21 de fevereiro – 23 mil pessoas por dia. O fluxo alimenta diversos outros setores, aquecendo a economia local como um todo. Olimpia tem a segunda melhor rede hoteleira do país.

ATRAÇÕES NÃO FALTAM

Olimpia fica a 480 km de S. Paulo e suas atrações principais são os dois parques aquáticos com águas termais, que podem receber até 30 mil banhistas por dia – mas também tem atrativos fora da água.

Dois deles são o Museu de Cera e o parque Vale dos Dinossauros, que passaram a ter mais atividades. Os museus locais abrem mais tarde, para ficarem abertos até a noite, atendendo assim os turistas que aproveitam as águas quentes das Thermas dos Laranjais e do Hot Beach.

Com isso, mesmo após o fechamento dos parques não faltam atrações para o turista.

E, para o carnaval, atrações não faltam.

O Hot Beach teve alta ocupação nos resorts do grupo, com grande expectativa para o Carnaval. A programação prevê apresentações de escolas de samba, bateria, percussão, passistas, bandas carnavalescas, blocos de marchinhas, trio elétrico, desfile de batucada e concursos de fantasias.

ORLANDO BRASILEIRA

Olímpia passou a ser chamada nacionalmente de Orlando brasileira há seis anos, inspirada em viagens que diretores do Thermas fizeram para a cidade dos Estados Unidos para conhecer as atrações dos parques de lá.

Naquele ano, uma reportagem da revista Exame citou a denominação e, desde então, o setor turístico passou a utilizá-la com frequência, como forma de impulsionar as atrações da cidade, uma das estâncias turísticas paulistas.

(Fonte e foto: Prefeitura de Olimpia)