PARÓQUIA DE N. S. DO MONTE SERRAT PROMOVE CONCURSO PARA HINO

0
275

Dentre as celebrações dos 310 anos da paróquia, esta instituiu um concurso para escolher um Hino à Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat. Composições devem ser enviadas até o dia 26 de março

Neste ano, a Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrat comemorará 310 anos. E, para incrementar as comemorações, a paróquia instituiu um concurso para escolha de hino em louvor à padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat.

Para composição do hino, a paróquia faz as seguintes orientações:

  1. Faça um momento de oração e invoque a assistência do Espírito Santo; 
  2. Leve em consideração: 
  3. O objetivo: Fazer crescer a devoção à Padroeira no discipulado de Jesus Cristo e o sentido de Pertença à Comunidade Paroquial, promovendo a espiritualidade Mariana, resgatando a História da Paróquia e partilhando os dons e bens em vista das obras que marcarão os 310 anos. 
  4. O tema: Celebrar 310 anos é construir uma nova história! 
  5. O lema: Juntos com Nossa Senhora do Monte Serrate, seremos mais igreja. 
  6. O Hino será cantado por todos, permita-se utilizar linguagem simples que seja de fácil aprendizagem; 
  7. O hino deverá ser enviado por WhatsApp através dos telefones 94373-9712 ou 93773-5589 
  8. Envie a letra, se possível com cifras e um áudio com a melodia; 
  9. Caso necessite de apoio para compor a melodia entre em contato com a paróquia,  através do telefone 94373-9712 7. 
  10. Sua composição deverá ser enviada até o dia 26 de março; 
  11. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar sua composição no evento dos 310 anos, no dia 15 de abril após a missa de Novena, na nossa Paróquia! 
  12. O Hino vencedor terá a gravação realizada pela Escola de Música Maestrina Magaly Oliveira e o compositor receberá de “lembrança” um kit dos 310 anos (imagem, camiseta, caneca e relógio).

A PADROEIRA

Várias são as iconografias de Nossa Senhora de Monserrate ou Virgem Negra de Montserrat (em catalão, Mare de Déu de Montserrat, que significa “Mãe de Deus do Monte Serreado”) é uma imagem de Maria, a mãe de Jesus Cristo, localizada no Mosteiro de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, na província de Barcelona, na Catalunha, na Espanha. 

É conhecida popularmente como La Moreneta (“A Morena”).

Segundo a história, a imagem teria sido construída por São Lucas e levada ao seu atual local, o Montserrat, na Catalunha, por São Pedro no ano 50.

No século VIII, durante a invasão muçulmana da Península Ibérica, teria sido escondida por devotos numa caverna. A imagem teria sido reencontrada somente no ano 880, por um grupo de crianças. Um bispo teria, então, tentado levá-la para a cidade de Manresa, mas a imagem teria se tornado pesadíssima, impedindo seu translado. 

O bispo teria interpretado o fato como um milagre e como um sinal de que a imagem deveria permanecer no local. Teria, então, sido construído o Mosteiro de Santa Maria de Montserrat no local, para abrigar a imagem.

Em 1881, Nossa Senhora de Monserrate se tornou a padroeira oficial da Catalunha.

Da Catalunha, o culto a Nossa Senhora do Monte Serrat se espalhou para outros pontos do globo. Dessa forma, ela se tornou, também, a padroeira das cidades de Cotia, Salto e Santos, no estado de São Paulo, no Brasil.